Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Estudantes continuam sendo transportados em paus de arara em Araripina

Nada mudou, mesmo após uma criança morrer ao cair de uma caminhonete improvisada como transporte escolar no município de Araripina. Uma reportagem feita pela TV Grande Rio denuncia que ainda é comum encontrar ônibus escolares com tetos, bancos e assoalhos em estado precário. Os veículos não possuem identificação e não são vistoriados. As crianças são transportadas na carroceria das caminhonetes, sem segurança.

Na rota em que a criança morreu em julho, o veículo pau de arara foi substituído por um micro-ônibus, que também está em situação irregular. A janela da porta está protegida apenas por um plástico, os pneus estão carecas e o veículo não foi identificado como um transporte escolar.

A reportagem da TV Grande Rio também encontrou veículos irregulares na zona urbana, sem bancos, encosto e teto danificado. As crianças vão para a escola, sentadas no motor do ônibus e nas portas. Conforme a Lei Federal n° 10.709/2003, a responsabilidade pelo transporte escolar dos estudantes da rede municipal é da prefeitura. O Governo de Araripina admitiu as falhas, mas alegou que “isso existe no Brasil inteiro”.

Da redação do Blog Alvinho Patriota