Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ebola vira munição de campanha em eleição nos EUA

Na reta final para as eleições legislativas de 4 de novembro nos Estados Unidos, uma nova arma tem sido usada tanto por democratas quanto por republicanos na disputa por votos: a chegada do ebola ao país e a maneira como o governo vem lidando com a crise.

De um lado, a oposição republicana aproveita a histeria que se instalou desde o diagnóstico do primeiro caso em solo americano, no fim de setembro, para acusar o presidente Barack Obama de lentidão e falta de liderança e para afirmar que a crise comprova que os democratas não sabem governar.

De outro lado, os democratas dizem que as críticas são sinal de hipocrisia e afirmam que os republicanos tiveram papel no surgimento do problema, ao cortar financiamento para agências de saúde ligadas ao governo federal.

Diante de pesquisas segundo as quais 49% dos americanos têm acompanhado as notícias sobre o ebola com muita atenção, os políticos tentam tirar proveito desse novo fator em uma disputa que costuma despertar pouco interesse nos eleitores e registrar fraco comparecimento às urnas, em um país onde o voto não é obrigatório.

Fonte: G1