Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

‘É uma questão pontual da família e não da escola’, diz Rollemberg sobre criança que desmaiou de fome no DF

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) falou pela primeira vez, neste sábado (18), sobre a criança de 8 anos que desmaiou de fome em uma escola pública do Distrito Federal. Segundo Rollemberg, o caso do menino “é pontual” e reflete a condição da família e não da escola.

“Essa é uma família carente, assistida pelo governo. Uma família de catadores que morava no Setor Noroeste e ganhou um apartamento no Paranoá Parque”, disse o governador ao reforçar que a família recebe assistência através dos programas Bolsa Família e DF Sem Miséria.

De acordo com Rollemberg, a escola também serve refeições “equivalentes a almoço” durante a tarde, três vezes por semana. O GDF diz que estuda mudanças no cardápio e que enviou nutricionistas para avaliar “as necessidades” dos alunos da Escola Classe 8.

Sem almoço

O menino que desmaiou de fome nesta semana, enquanto assistia à aula em uma escola do Cruzeiro, mora no Paranoá Parque – um condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida. Como não há colégio público no local, 250 crianças percorrem 30 quilômetros, todos os dias, para frequentar a escola.

Segundo os professores, o problema é que as crianças precisam sair de casa duas horas antes do horário da escola – a aula começa às 13h – e muitas não conseguem almoçar antes de sair. Além, disso, o lanche é servido só às 15h30.

“Ficam dispersos, não prestam atenção. Eles falam: ‘tia, tô com fome.’ […] A escola faz o que pode, chama a família, o Conselho Tutelar, não é omissão da escola”, disse a professora Ana Carolina Costa que atendeu o aluno que passou mal.

Fonte: G1