Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Doenças tropicais “esquecidas” afetam

aleqm5ismdCerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de doenças tropicais “esquecidas”, que matam 534 mil pessoas por ano. Em anúncio feito nesta quinta-feira (14), a OMS (Organização Mundial da Saúde) pretende controlar até 2015 essas enfermidades, que foram deixadas de lado pelos grandes laboratórios farmacêuticos.

Lepra, leishmaniose, raiva, tracoma, mal de chagas e elefantíase são alguns exemplos de doenças tropicais negligenciadas, que são chamadas dessa maneira porque existem quase exclusivamente em países pobres – elas já foram eliminadas dos países ricos.

Por causa disso, a diretora geral da OMS, Margaret Chan, afirma que o interesse dos laboratórios diminui, prejudicando o controle desse grupo de doenças – que compreende 17 enfermidades.

– As necessidades em termos de prevenção e de tratamento são enormes, mas as pessoas afetadas são pobres e, em consequência, têm pouco acesso às intervenções e aos serviços necessários. A indústria se interessa pouco por investir no desenvolvimento de produtos novos ou melhores contra as doenças vinculadas à pobreza, porque quem sofrem com elas têm pouco poder aquisitivo.

Além disso, o relatório da OMS destaca que as enfermidades são deixadas de lado porque, com exceção da dengue, não provocam grandes epidemias capazes de chamar a atenção dos meios de comunicação.

Fonte: R7