Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dia Nacional do Cirurgião Dentista é comemorado em Arcoverde

Comemora-se nesta terça-feira (25) em todo o Brasil o “Dia Nacional do Cirurgião Dentista”, um dos profissionais responsáveis por propiciar uma melhor estética para o sorriso das pessoas. Para comemorar a data, foi organizada em Arcoverde uma semana inteira voltada para a saúde bucal. A programação especial, que é uma iniciativa da VI GERES em parceria com a UPE e Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta segunda-feira (24) e segue até a próxima sexta-feira (28) com debates, palestras, cursos, entre outras atividades.

De acordo com a VI GERES, o evento começou ontem com Ações de Saúde Bucal no CAPS, das 8h às 11h. No turno da tarde foi ministrada palestra sobre prótese dentária com o professor Veridiano Almeida e à noite aconteceu reunião na Câmara de Vereadores com presença de professores de Odontologia e Direito.

Nesta terça-feira a programação é extensa. Das 9h às 11h vai ser realizado o “I Curso de Difusão Cultural em Câncer de Boca”, com a Dra Aurora Carla Vidal no auditório da AESA. Já à tarde estudantes dos cursos de Odontologia e Enfermagem participam de atividades práticas das 14h às 16h. As ações de hoje serão concluídas a partir das 19h num coquetel servido no Buffet Art de Fazer com entrega das placas da ASBS- CRO e doação de jalecos aos recém-formados no curso de Odontologia.

Na sexta-feira (28) a programação vai ser encerrada com a “Feira de Saúde Bucal” na Praça Winston Siqueira, no centro da cidade. No local serão realizadas ações do Programa de Saúde Sorriso, com escovação, orientação de saúde bucal, aplicação de flúor, distribuição de kits contendo escova de dente e creme dental.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Dia Nacional do Cirurgião Dentista é comemorado em Arcoverde

  1. Milton Arcoverde

    Digna de elogios a atitude da VI Geres,Secretaria Municipal de Saúde e UPE, em programar eventos no dia do Nacional do Cirurgião Dentista.
    A classe odontologica precisa se unir pra ganhar força, e respeito ante os orgão públicos para os serviços basicos de saúde oral.Mesmo com grande numero de formados ano a ano, o Brasil ainda é o país dos desdentados.A concentração dos profissionais em grandes centros,proximos a cursos de recliclagens e atualizações, inibe a interiorização dos profissionais para os recantos mais distantes do país onde a odontologia básica de prevenção não chega, principalmente pelos baixos salarios e poucos incentivos aos profissionais.Novas faculdades são abertas diariamente,entretanto os grandes centros incham pelo excesso de profissionais,gerando uma concorrencia, muitas vezes não benefica ao
    paciente.A clinica geral está praticamente desaparecendo entre récem formados,que buscam, ao sair do curso regular, uma especialização em ramos da odontologia sempre em evidencia.Há excessos de colegas que se especializam em ortodontia,cirurgia,protese,implante…Quase nenhum formando segue a odontologia social,odontopediatria, periodontia.Necessario incentivos governamentais,pra interiorização dos novos colegas,incentivando com recursos tecnologicos,salario digno,equiparação com outros profissionais de saúde.O programa Brasil Sorridente engatinha em alguns municipios, assim como os CEOs que ainda limitam os profissionais a poucas especalidades,pouco estimulando a prevenção das doenças da boca e anexos.A fluoretação das águas não é usual em todo o país,Não por falta de recursos pois o custo beneficio é grande a população.A politica de abertura de Faculdades de Odontologia é fundamentalmente demagogica, visto que o Brasil tem maior numero de escolas de odontologia até mesmo que paises do primeiro mundo, e o indice de carie, doenças periodontais, cancer oral é superior aos países com menos escolas.Criterios governamentais, profissionais capacitados, fluoretação das aguas e tratamentos preventivos,levantamento epidemiologigos da doeça cárie,principalmente, incetivos governamentais aos recem formados reduzirá gradativamente o numero de proteses, implantes,doenças periodontais,e consequentementeo brasileiro poderá sorrir sem contrangimento,num futuro bem proximo!