Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dia do idoso é lembrado em Salgueiro

casal-de-idosoIdosos de seis grupos atendidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Salgueiro, participaram nesta quarta-feira (27) de atividades em comemoração ao Dia do Idoso, que é comemorado no dia 1º de outubro. Houve concentração na Praça da Catedral de Santo Antonio, de onde os idosos saíram em uma pequena caminhada até o Centro Vocacional de Tecnologia (CVT), acompanhados por jovens de alguns programas sociais da cidade. Do evento participaram os grupos de idosos “Alegria de Viver” do distrito de Umãs, “Boa Idade” do Divino Espírito Santo, “Nova Esperança” do bairro Santa Margarida, “Renascer” do bairro Planalto, o grupo “Anos Dourados” e os idosos do Lar São Vicente.

De acordo com a Técnica em Atendimento a Pessoa Idosa do CRAS, Sandra Santana, a principal objetividade do evento foi promover a intergeracionalidade, fomentando o trabalho do jovem com o idoso. “O que mais nós objetivamos foi o trabalho do jovem com o idoso. Vai vim a percussão do maracatu do Centro de Juventude, tocando para os idosos, aqui vai haver apresentações de idosos, e também vai haver apresentação de idosos e jovens. Vai ser um momento cultural de socialização entre os grupos, para que eles promovam a autonomia desses idosos para que eles não se sintam excluídos”, informou.

O Dia Internacional do Idoso foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ser comemorado no dia 1º de outubro, a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. No Brasil a data foi instituída em 1999. Até o ano de 2006 foi comemorada no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, mas devido a criação do Estatuto do Idoso em 1º de outubro a data passou a ser comemorada nesse dia. Os idosos brasileiros ganharam no ano de 2003 o Estatuto do Idoso, que lhes garante diversos direitos como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; ter descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas em estacionamentos; entre outros benefícios. Infelizmente muitos idosos ainda não podem usufruir desses direitos. Por falta de fiscalizações o Estatuto do Idoso assim como muitos outros estatutos continuam sendo desrespeitados.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

3 comentários sobre “Dia do idoso é lembrado em Salgueiro

  1. BABILSON OVEIRO

    Em primeiro lugar, um puxa-saco nunca é bom. Lembre-se disso. Você faz o que faz por não ter opção mesmo, afinal, sua vida não tinha sentido nenhum antes de seguir esta notável carreira. Vários fatores levam uma pessoa de bem ao mundo do puxa-saquismo. Na maioria das vezes é uma vontade excessiva de ser alguém, já que, nestes casos, a pessoa não possui uma personalidade e deseja absorver a personalidade de alguém, no caso o dono. Porém, em muitos casos de puxa-saquismos, a pessoa faz coisas boas na vida, e não é uma pessoa inútil. Estas pessoas não deveriam ter a necessidade de se vender. Estas normalmente se vendem para conseguir poder. Se prostituem ao mundo do puxa-saquismo.

  2. Professor de puxa-saquismo

    Os bajuladores, que comemoram o Dia do Puxa-saco cada 13 de setembro, andam por aí,
    à solta, em toda parte. Talvez o de uso mais atual e mais generalizado seja mesmo puxa-saco,
    principalmente depois de haver sido usado na marchinha de carnaval O CORDÃO DOS PUXA-SACOS,
    da autoria de Eratóstenes Frazão e Roberto Martins, gravada em selo Odeon nº 80.0342,
    lado B, pelo conjunto vocal Anjos do Inferno na década de 60 e que ainda hoje anima os
    carnavais brasileiros:
    – “Iaiá me deixa subir essa ladeira
    Eu sou do bloco. mas não pego na
    [chaleira! (Bis)
    Lá vem o cordão dos puxa-sacos
    Dando viva aos seus maiorais
    Quem tá na frente é passado para trás
    E o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta
    [mais.
    Vossa Excelência, Vossa Eminência
    Quanta reverência nos cordões eleitorais
    Mas se o doutor cair do galho e for ao chão
    A turma toda evolui de opinião.
    E o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta
    [mais!”