Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Delator da Lava Jato diz ter entregue dinheiro a funcionário de Cunha

O lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, disse nesta terça-feira em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que entregou cerca de 4 milhões de reais em dinheiro a um funcionário do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“Nunca entreguei dinheiro diretamente para Eduardo Cunha, apenas para pessoas que seriam ligadas a ele”, disse Baiano no depoimento como testemunha no processo que pede a cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar, segundo a Agência Câmara.

A defesa de Cunha nega as acusações, também de acordo com a agência.

No depoimento, o lobista negou ser sócio oculto do presidente da Câmara e disse já ter visitado a casa de Cunha, assim como seu gabinete em Brasília.

Cunha é acusado de ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras em 2015 quando disse não ter contas bancárias além das que constam em sua declaração de renda. Posteriormente, documentos dos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça apontaram a existência de contas em nome de Cunha e de familiares no país europeu.

O presidente da Câmara é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de ter recebido 5 milhões de dólares em propina do esquema de corrupção na Petrobras investigado pela operação Lava Jato. Ele também responde a inquéritos no Supremo ligados à Lava Jato.

Fonte: Reuters