Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

De olho em jovens, Igreja celebra canonização high-tech

Mirando o público jovem, o Vaticano decidiu recorrer à tecnologia avançada para transmitir a cerimônia de dupla canonização dos papas João Paulo 2º (1920-2005) e João 23 (1881-1958) neste domingo.

Além do ineditismo do evento – nunca dois pontífices foram santificados ao mesmo tempo – a Santa Sé também fará, pela primeira vez na história, uma transmissão em 3D pela TV e pela Internet.

Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas assistirão ao vivo a celebração em todo o mundo, que também será transmitida em salas de cinema, inclusive no Brasil.

O Vaticano lançou ainda uma ofensiva nas redes sociais, com a criação de um site especial para a dupla canonização, de uma página no Facebook e até aplicativos em dispositivos móveis, para celulares e tablets.

Já na Praça de São Pedro, são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas. A cerimônia será conduzida pelo papa Francisco e contará com a presença do papa emérito Bento 16, conforme informou o Vaticano.

Telões foram montados pela Prefeitura de Roma em quatro pontos da cidade para que os fiéis possam assistir ao evento.

Segundo o Vaticano, duas relíquias serão usadas na cerimônia: um frasco contendo sangue de João Paulo 2º e outro com pedaço de pele retirada de João 23 no ano de 2000, quando seu corpo foi exumado para a beatificação, declarada quando se reconhece o primeiro milagre.

Fonte: BBC Brasil