Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

CREMEPE denuncia situação precária em unidade mista de Terra Nova

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE) denunciaram nesta quarta-feira (24) que a unidade mista de Terra Nova está em situação precária. Os dois órgãos estão visitando os municípios do Sertão desde a última segunda-feira (22) e também encontraram irregularidades no lixão de Mirandiba, que, de acordo com o CREMEPE, não separa lixo hospitalar dos resíduos domésticos, e no Hospital Municipal de Orocó, por não distinguir o lixo hospitalar do orgânico.

Durante a ‘Caravana 2011’ na cidade de Terra Nova o CREMEPE e o SIMEPE afirmam que flagraram a Unidade Mista Joaquina de Sá Parente sem médicos, sem equipamentos para a reanimação cardio-pulmonar, como o desfilibrador, além de outros problemas.

“A população já nem procura mais a unidade por saber que lá não há como fazer qualquer tipo de atendimento. Esses fatos levaram a uma constatação, de acordo com a inspeção feita na unidade: o local é utilizado para que ambulâncias levem pacientes para outras unidades em outros municípios”, alerta o Conselho, informando que a unidade foi notificada pela fiscal do CREMEPE, Dra. Pollyanna Neves.

Por outro lado…

Ao contrário da unidade mista, o CREMEPE elogia os serviços prestados pelo Programa Saúde da Família (PSF) no município. Na inspeção feita no PSF de Terra Nova os fiscais do Conselho declaram que encontraram unidades exemplares. “O município tem três PSFs, sendo dois rurais e um urbano que, juntos, atendem 1.270 famílias. O programa é muito bem estruturado e conta com uma enfermeira especialista em Saúde da Família. São feitos testes de hepatite, coleta de sangue para testagem da doença de chagas, teste de dengue e até de HIV”, assinala o CREMEPE, enaltecendo a organização dos postinhos de saúde do município.

 Por Chico Gomes

2 comentários sobre “CREMEPE denuncia situação precária em unidade mista de Terra Nova

  1. DEUSIMAR GOMES NOVAES

    Em resposta á denúncia feita pela caravana do CREMEPE à esta unidade, comunicamos que a Unidade Mista Joaquina de Sá Parente conta hoje com um quadro de 3(três) profissionais médicos contratados, prestando serviço nesta unidade como plantonista, além de disponibilizar serviços de clínica médica, pediatria e atendimento ambulatorial com um médico obstetra quinzenalmente.No tocante das tranferências,informamos que funcionamos como um serviço de atençâo primària à saúde, servindo como porta de entrada aos usuários do SUS, cabendo portanto aos nossos profissionais realizarem triagem avaliando quais os casos que se enquadram na nossa resolutividade, e quais são necessários transferir para os serviços de referência regional,obedecendo, por fim, aos princípios fundamentais que regem o SUS.