Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Corpos de 126 vítimas de avião que caiu no Egito são levados à Rússia

Os primeiros 126 corpos das 224 pessoas que morreram no sábado na queda do avião da companhia russa Kogalimavia (Metrojet) na Península do Sinai, no Egito, foram enviados neste domingo para a Rússia.

Uma fonte de segurança do aeroporto do Cairo confirmou à Agência Efe a decolagem dos aviões que transportam os corpos, que foram anteriormente levados ao local por dezenas de ambulâncias. 

O processo de transferência dos corpos começou na tarde de ontem, com a entrega da maior parte deles à embaixada da Rússia no Egito, uma etapa necessária para que eles fossem levados primeiro a São Petersburgo, segundo informou o Ministério de Justiça do Egito à agência oficial de notícias “Mena”.

Ontem à noite chegaram ao Egito três aviões russos com a delegação de investigadores, com os ministros de Transporte e para Situações de Emergência, além do principal responsável da Agência de Aviação Civil (Rosaviatsia).

Do total de 224 mortos, as autoridades egípcias anunciaram que, até o momento, encontraram 187 corpos. Eles foram levados ao Cairo e distribuídos entre cinco hospitais públicos e o necrotério de Zenhum, o principal da capital, antes de serem transportados à Rússia.

Entre os mortos estão 220 cidadãos russos, três ucranianos e um bielorrusso, incluindo 25 crianças.

O Comitê de Aviação Interestatal da Rússia (CAI) anunciou ontem que o avião se partiu no ar, e que os destroços foram espalhados em uma área de 20 quilômetros quadrados desde o local da queda.

Os governos dos dois países afirmam que a causa mais provável do acidente foi uma falha técnica e negam a possibilidade que o avião tenha sido alvo de um ataque terrorista.

No entanto, o grupo jihadista Wilayat al-Sina, filial egípcia do Estado Islâmico (EI), disse ontem que derrubou o Airbus-A321, em um vídeo cuja autenticidade ainda não foi confirmada.

Fonte: Terra