Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Consultora do ICDP visita Petrolina

Nicoletta e PollyanaA psicóloga e consultora do Programa Internacional para o Desenvolvimento Infantil (ICDP), Nicoletta Armstrong, esteve em Petrolina nesta segunda-feira (29). Além de cumprir uma agenda administrativa, ela veio acompanhar o 3º e último módulo do ICDP na formação das escolas-piloto, uma ação que visa a capacitar educadores para reorganizar o projeto político-pedagógico de algumas instituições de ensino no semiárido e, em pelo menos cinco anos, construírem um espaço de referência em educação infantil para outras escolas da região. A iniciativa faz parte do Programa “Criança com Todos os Seus Direitos”, desenvolvido pela ONG internacional Save The Children, com apoio da União Europeia.

Nicoletta Armstrong é, também, uma das criadoras da cartilha “8 orientações para uma boa interação com as crianças”, que está sendo aplicada na formação. Trata-se de um guia simples e prático que promove uma reavaliação do relacionamento entre filhos e pais ou responsáveis no intuito de promover o pleno desenvolvimento emocional, cognitivo e social na primeira infância.

“Está sendo um grande prazer acompanhar esta capacitação”, revelou Nicoletta durante a formação, que segue até quarta-feira no Sest Senat, em Petrolina. “Há cerca de 20 anos, quando nos juntamos para fundar o ICDP, pensamos: ‘Queremos ajudar a criança que sofre. Como devemos fazer? ‘. Então através de muitas pesquisas, descobrimos que nós, seres humanos, precisamos nos relacionar e isso é tão necessário para a manutenção da vida quanto alimentar-se.

Ao longo da capacitação, Nicoletta contou rapidamente casos vividos na Colômbia, Inglaterra e até mesmo no sul do Brasil, onde chegou a trabalhar com prostitutas. “Muitos aqui no Brasil não se comunicam adequadamente com suas crianças principalmente por falta de auto-estima, de confiança em si próprio. Porém há problemas nessa relação em todo o mundo. Enquanto na Europa, pensa-se prioritariamente no desenvolvimento individual, na formulação da ambição no indivíduo, aqui na América Latina vê-se o contrário: o acolhimento e o carinho são bem mais predominantes na educação do que o direcionamento profissional.

Quem também acompanhou os trabalhos foi a consultora mestre em gestão, desenvolvimento e políticas públicas, Ana Tenório. A hondurenha, que hoje atua na Turquia, acredita que mesmo através de pequenos grupos, uma grande mudança já está acontecendo no semiárido. “Observei vários aspectos positivos nos relatos dos educadores e um grande comprometimento dos grupos para mudar a situação na região. Ainda há muito para conhecer, mas percebo que já houve um grande avanço nas atividades da Save The Children e parceiros na região”, expôs.

Da redação do blog de Alvinho Patriota

Fonte: radiovidafm