Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Compesa identifica furto de água na adutora que abastece Tabira, no Sertão do Pajeú

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou uma intensa fiscalização ao longo da Adutora Afogados-Tabira, após constatar uma brusca queda no volume de água que abastece Tabira. Os técnicos da Compesa estão percorrendo toda a adutora, que possui 20 km de extensão de Tabira a Afogados da Ingazeira. Também vistoriam cerca de 300 imóveis (residenciais e comerciais) ao longo desse trajeto, às margens da PE-320, em busca de furtos de água e outras irregularidades.

De acordo com a concessionária de água e esgoto, nesta segunda semana de fiscalização as equipes já identificaram diversas anomalias, sendo a mais significativa uma ligação clandestina numa chácara de lazer situada no Sítio São Joaquim, na zona rural de Afogados. No local há piscinas, bicas e funciona um bar. Todas as tubulações foram retiradas na entrada da propriedade e a Compesa registrou um boletim de ocorrência.

Para a empresa, a principal causa da redução de 10% na vazão de água tratada transportada para Tabira é o furto. Até agora foram vistoriados 103 imóveis às margens da PE-320, no curso da adutora, nos quais foram encontradas quatro ligações clandestinas, uma casa abastecendo irregularmente a residência vizinha e um desvio de medição.

Da redação do Blog Alvinho Patriota