Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Compesa afirma que mantém serviços de saneamento em Petrolina e vai recorrer ao STF

0coletivaDurante entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (11), em Petrolina, o presidente em exercício da Compesa, Ricardo Barretto, reafirmou que a Compesa vai continuar com a prestação dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico na cidade, independente da discussão jurídica que está sendo travada entre a companhia e a prefeitura, pelo direito de operar os sistemas.

A companhia acredita que vai reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com Barretto, a Compesa irá recorrer da decisão para que o assunto seja apreciado pelo Pleno do STF e afirmou que a empresa apresentará em sua contestação, argumentos consistentes sobre a realidade do saneamento na cidade de Petrolina.

O presidente em exercício argumenta que o município de Petrolina tem hoje uma situação privilegiada, contando abastecimento diário de água e um índice de cobertura de esgoto superior a muitas cidades brasileiras e muito diferente da grande maioria das cidades do Sertão.  Ricardo afirmou que, apesar de Petrolina ter a seu favor uma decisão provisória do STF, permitindo que o município assuma os serviços, acredita que a prefeitura atuará de forma responsável nesse processo. Ele adiantou que a prefeitura já solicitou uma série de informações e que a Compesa já está procedendo com os levantamentos.

Para justificar a continuidade da operação dos serviços em Petrolina, Ricardo Barretto considerou que a empresa presta um bom serviço tanto de abastecimento de água, quanto de esgoto, e citou os números dos investimentos executados na cidade. Segundo a Compesa, todas as ações realizadas, de ampliação e melhoria dos serviços de água, levaram Petrolina a ostentar o índice de quase 100% de atendimento, quando a média no Nordeste não ultrapassa os 85%. Sobre a questão do saneamento básico, Barretto assegura que o município tem índice de 80%, quando a média da Região Metropolitana de Recife atinge pouco mais de 30%.

Da redação do Blog Alvinho Patriota