Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Comercialização de produtos de origem animal em Petrolina é debatida em Audiência Pública

queijos-brancosCâmara de Vereadores de Petrolina recebeu na manhã desta quarta-feira (20) uma Audiência Pública realizada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), com objetivo de debater a “Fiscalização, Comercialização e Transporte dos Produtos de Origem Animal – Cadeia Produtiva do Queijo na Região”. A sessão foi recomendada pelo Ministério Público de Pernambuco, após denúncias de irregularidades na comercialização de queijos e outros produtos de origem animal em Petrolina.

A audiência teve a participação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, da gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo, promotores e produtores de queijo e doces feitos de forma artesanal na cidade de Petrolina e no Sertão do Araripe. Também estiveram presentes na Casa Plínio Amorim, a prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Soares, prefeito de Bodocó, Brivaldo Pereira, o prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho e o prefeito de Afrânio, Carlos Cavalcante.

Na audiência o Ministério Público recomendou que todo produto alimentício de origem animal feito artesanalmente deve passar por inspeção da Vigilância Sanitária, devendo obter certificado de qualidade para ser comercializado. O secretário Ranilson Ramos garantiu durante o encontro, que irá articular a implantação de departamentos de fiscalização nos municípios que compõem a bacia leiteira da região do Araripe, como Afrânio, Dormentes e Bodocó.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes