Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Comentário em destaque

Comentário sobre a matéria Contra a covardia, em defesa do BRASIL:

Carioca e filho Nordestinos

março 17th, 2010 às 10:10 · Responder
A Emenda Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) que altera profundamente a estrutura de divisão dos royalties derivados a exploração de petróleo do litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, incluindo aí o Pré-Sal, representa um duríssimo golpe na autonomia financeira e administrativa do Rio de Janeiro, levando-nos a uma crise sem precedentes no estado. As condições de governabilidade, a construção da infra-estrutura regional e manutenção do riquíssimo acervo histórico, cultural e cientifico sediado aqui e pertencente aos brasileiros está em alto risco. Desde a mudança da CAPITAL FEDERAL para Brasília, o Rio de Janeiro ficou com o imenso ônus de manter o patrimônio nacional à custa dos recursos locais. A história e a pesquisa científicas aqui concentradas foram, contudo, muitas vezes resistindo a uma contínua ação de predação praticada à revelia do pacto federal, mantida.
NUNCA exigimos a partilha da riqueza gerada em outros estados. Agora, à sombra de pirotecnias de ano eleitoral, atingi-se profundamente a constituição vigente, os contratos em curso e o pacto federal tentando retirar do Rio aquilo que a natureza e a inteligência humana – representada pela tecnologia de prospecção de petróleo AQUI desenvolvida, em especial na UFRJ – nos deram. A cidade do Rio, o nosso estado, e vários municípios, como Macaé, Campos, Rio das Ostras irão à ruína. Serão retirados os recursos financeiros mas, ficaremos com as imperiosidades decorrentes da atração demográfica, da construção de infra-estrutura, da manutenção da urbanidade e do bem-estar, além dos RISCOS E FALHAS DOS POSSÍVEIS ACIDENTES ECOLÓGIOCS. Teremos, assim, as necessidades continuadas decorrentes de sermos um pólo nacional de atração de todos os brasileiros que buscam uma vida melhor. Apesar disso, os recursos que sustentam este pólo de atração nacional serão extintos.
O Rio de Janeiro é uma terra de acolhimento: milhares de gaúchos, como o Senhor Ibsen Pinheiro, como ainda de mineiros, nordestinos, nortistas e estrangeiros são aqui recebidos como irmãos e patriotas. Contudo, neste momento buscam ignorar a cidade de todos os brasileiros e retirar dela a chance de dar trabalho, moradia e bem-estar a quantos brasileiros aqui queiram viver melhor e felizes. Para nós cientistas, acadêmicos e professores a perda será terrível, posto que a Fundação de Amparo a Pesquisa, Faperj, não maios poderá apoiar a ciência como vem fazendo nos últimos anos, em face da derrocada do seu orçamento em decorrência dos cortes dos royalties. Amigos, digam alto e em bom som: “Não!”. Vamos às ruas. Nos locais de trabalho parem os colegas, falem com todos nas ruas, no metro, nos taxis. Vamos erguer o Rio contra a ameaça injusta e inconstitucional. Viva a Constituição!
“CONTRA A COVARDIA E EM DEFESA DO RIO”. 

Um comentário sobre “Comentário em destaque

  1. arnaldo luciano de alencar

    É bom lembrar que o Rio é um dos estados mais beneficiados do pais,pois só o turismo deixa uma receita,bem vantajosa séria bom que este dinheiro do PRE-SAL,fosse investido um pouquinho em segurança pois no Brasil,em termos de segurança o RIO é uma vergonha.E tem mais em termo de SEGURANÇA E SAUDE o governo LULA é um verdadeiro DESASTRE.