Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Comentário em destaque

Comentário feito no Ponto de Vista 02 – Juventude:

Edvanda
24 de maio de 2013 às 09:41

Dr. Alvinho a Sociedade Brasileira está precisando e perder o medo de cobrar por seus direitos, e cobrar de forma enérgica por uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, para poder ter a sabedoria para reivindicar por tudo que é SEU POR DIREITO.
Hoje os pais que são assalariados fazem sacrifícios para mandar seus filhos para estudar em uma faculdade longe do convívio da família. Para que esse filho tenha um futuro com condições dignas para viver. Esses jovens passam fome, moram em cubículos, não tem segurança nem nas portas das universidades , são assaltados frequentemente, muitos tem que fazer longos percursos a pé ,porque não tem dinheiro para condução, quando adoecem não tem ninguém para cuidar, porque o atendimento do SUS ‘’ É uma das vergonhas nacional “, e listando tudo que não presta no Brasil fica assim: – educação, saúde, segurança, saneamento, habitação para baixa renda, salário mínimo, e a política , o que foi que sobrou para ser elogiado?.
Lembro do discurso lindo que foi proferido na inauguração do INSTITUTO FEDERAL DE SALGUEIRO, na verdade é apenas uma fachada bonita, muitos alunos desistem dos cursos ao perceberem as deficiências, outros continuam por não querer parar de estudar, e também os pais não tem condições para transferi-los para outro Instituto Federal, segundo os alunos há cursos que ficaram um ano sem ter uma aula de determinada disciplina porque não teve professor. Os alunos não podem fazer suas queixas direto ao diretor, tem que ser formalizada a um determinado setor, porque os alunos não tem acesso direto com o diretor, quase não se ver esse diretor no IF,a não ser em um evento, digo porque já fui aluna do IF, certa vez falei com ele porque quebrei essas barreiras.
As pessoas de baixa renda, mandam seus filhos estudar em Recife , as custas de muito sacrifício, quando esses adolescentes chegam lá, cheios de entusiasmo e força de vontade, deparam com uma universidade onde os professores na maioria mau humorados, não lecionam como deviam, como já teve caso do professor entrar na sala ,coloca seu material em cima de um birô, olhar para os alunos , em seguida pega de volta e sair sem dar uma palavra, e os alunos ficaram atômicos com a postura do professor, porém não reclamaram porque não conhecem seus direitos para oficializar uma queixa, e dizer “Ele é obrigado a dar aula, poder nós contribuimos para ele receber o seu bendito salário de professor”. Outra queixa, as vagas para casa do estudante é uma disputa brutal, restaurantes para os alunos é o mesmo que perguntar se alguém já viu um ET. VEJA MATÉRIA

De forma simultânea, protesto aconteceu em quatro cidades do estado pernambucano
Na manhã desta quarta-feira (3/04) estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) tomaram as ruas de quatro cidades do estado – Recife, Petrolina, Caruaru e Arcoverde, para protestar contra a falta de estrutura e assistência estudantil nos campi da instituição.
As manifestações foram coordenadas pelo Diretório Central dos Estudantes da UPE e tiveram o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).
No centro do Recife a concentração começou às 8h, na Praça da República, e seguiu em marcha até a sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, onde uma pauta de reivindicações foi entregue ao secretário executivo, José Bertotti.
Segundo o presidente da UPE, Thauan Fernandes, o secretário sinalizou positivamente para algumas das exigências. ‘’ Nos foi prometido que será verificado o problema do transporte no campus de Nazaré da Mata, onde os estudantes sofrem com o abuso dos empresários que chegam a combinar o preço das viagens, formando um verdadeiro cartel. A realocação das 150 famílias que hoje vivem no campus Camaragibe de forma inadequada também foi citada pelo secretário’’, contou.
Entre as demais pautas dos estudantes estão um maior investimento em assistência estudantil, a reestruturação física dos campi universitários e a ampliação das bolsas.
‘’Os protestos de hoje demonstraram a força de mobilização movimento do estudantil. Muitos saíram às ruas para lutar, pararam as aulas, marcharam e colaram adesivos. Com certeza marcou o ano de 2013 em Pernambuco’’, declarou Thauan.
Como saldo das paralisações, os estudantes conseguiram uma nova reunião com o secretário José Bertotti. O encontro será realizado no próximo dia 17 de abril.
Diante do meu ponto de vista, eu vejo que o Povo Brasileiro , primeiro precisa ter educação com base sólida PARA APRENDER A VOTAR. É importantíssimo saber as razões de se eleger um político. Ultimamente tenho me perguntado, SE VIVEMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO, PORQUE SOMOS OBRIGADOS A VOTAR? Mas com isso não quero dizer que devemos ficar inertes e deixar de interferir na política, devemos sim participar, mas precisamos ter conhecimentos, e saber que os políticos são pessoas escolhidas pelo povo para administrar o nosso patrimônio.

Um comentário sobre “Comentário em destaque

  1. Debora

    Trabalho, diretamente, com o Diretor Geral do IF Sertão Pernambucano Campus Salgueiro e desconheço as barreiras para falar com o mesmo. Tendo em vista, inclusive, que a porta da sala dele fica para o corredor a fim de proporcionar, também, o acesso sem intermédio da assessoria. Se ele estiver ocupado atendendo outra pessoa, faz-se necessário aguardar, pois não tem como fazer dois atendimentos ao mesmo tempo.
    O Diretor é uma pessoa aberta ao diálogo, ouve as pessoas. Quantas vezes os alunos têm ido até a sala para falar com a Direção Geral da Instituição.
    O Diretor é um servidor sempre presente (de segunda a sexta-feira), e quando necessita ausentar do campus é para resolver assuntos externos referentes ao IF, quer seja na reitoria em Petrolina, em Salgueiro e noutras cidades. Também, destaco, é direito do servidor tratar tanto da saúde dele e da sua família.