Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Com helicópteros e blindados, começa a ocupação na Mangueira

mangueira-3-homens-armados-300-x-400O Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, começou a ser ocupado às 6h deste domingo (19) para instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio, segundo informou por meio de nota oficial a Secretaria de estado de Segurança. Ainda não há informações sobre confrontos na região. Curiosos, alguns moradores acompanham a movimentação pelas janelas de suas casas. Pela primeira vez, a polícia usa rádios com GPS. Com isso, a movimentação dos agentes é acompanhada por equipes num centro de operações que foi montado na 111ª Cia. de Apoio de Material Bélico, próximo ao local.

A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, com apoio da Marinha do Brasil (Corpo de Fuzileiros Navais), da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defensoria Pública do estado e da Prefeitura do Rio. A ação conta também com a colaboração do Exército e da Força Aérea Brasileira.

Ao todo, mais de 750 pessoas participam da operação, que tem o apoio de 14 blindados das polícias e dos Fuzileiros Navais (entre Piranhas, Lagartas Anfíbio – Clanf e M-113), além de quatro helicópteros, caminhões, motos, reboques, ônibus, ambulâncias e outros veículos.

Além da Mangueira, as comunidades Morro dos Telégrafos, Candelária e Tuiuti também serão ocupadas. Quando inaugurada, a 18ª UPP fechará um conjunto de favelas que compreende todo o Complexo da Tijuca. Após a inauguração, 315 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e cerca de 1,5 milhão indiretamente.

Fonte: G1