Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cientistas examinam restaurante na Alemanha como possível fonte de surto de infecções intestinais

110605002022_germany226Cientistas que tentam descobrir a origem da variedade altamente tóxica da bactéria E. coli que matou pelo menos 18 pessoas e infectou centenas estão examinando um restaurante no norte da Alemanha.

De acordo com as informações levantadas, 17 pessoas ficaram doentes depois de comer em um restaurante na cidade de Lübeck.

Os especialistas em saúde também estão investigando bancas que vendiam comida pronta em um festival em Hamburgo, que ocorreu no meio de maio e atraiu cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Se as autoridades conseguirem identificar lojas ou pontos de venda que distribuíram alimentos infectados pela bactéria, eles esperam poder rastrear a origem da E. coli através dos fornecedores destes locais.

Queda

A taxa de infecções pela E. coli pode estar dando seus primeiros sinais de queda na Europa, informaram autoridades sanitárias na sexta-feira.

O Instituto Robert Koch, centro de controle de doenças alemão, disse que, apesar dos 200 novos casos relatados na Alemanha nos dois primeiros dias de junho, o número de contaminações parece estar em declínio.

No entanto, essa aparente tendência pode mudar caso se descubram novos casos ainda não reportados.

Em Hamburgo, médicos dizem também ver sinais de que as contaminações podem estar decrescendo.

Mas o surto, que atingiu principalmente a Alemanha, ainda alarma e intriga as autoridades.

Até a noite de sexta, a bactéria havia sido identificada em 12 países. A Alemanha, onde está a maioria dos doentes, já tem mais de 1,7 casos de infecção por E. coli.

Clínicas alemãs iniciaram um apelo por doações de sangue para os pacientes em estado mais crítico, e autoridades advertem contra a ingestão de frutas e legumes crus. O indicado, segundo a agência sanitária britânica, é comer os alimentos cozidos e sem casca e lavar as mãos regularmente, para evitar a transmissão da doença de pessoa a pessoa.

Fonte: BBC Brasil