Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cidades do Sertão saem do colapso de abastecimento

agua-de-torneiraAs cidades de Itapetim e Brejinho, além do distrito de Borborema, em Tabira, no Sertão do Estado, voltaram a receber água pela rede de distribuição da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). As chuvas ocorridas na última semana de março tiraram os mananciais do colapso os mananciais das respectivas localidades, no Sertão do Pajeú. São José do Egito também foi agraciado pelas chuvas e terá seu abastecimento ampliado até maio.

Segundo a Compesa, isso foi possível porque diversos mananciais que estavam totalmente secos represaram água, sendo que alguns chegaram a transbordar. A companhia estima que o volume de água acumulados nesses mananciais deverá suprir a demanda de abastecimento nessas cidades por até três anos, caso não volte a chover nesse período.

Em Brejinho, a água voltou às torneiras desde a última terça-feira (05), após um ano de abastecimento somente por carros pipas. As duas barragens que abastecem a cidade, Serraria e Mãe D´Água, conseguiram juntar 17,6% e 100% de seus volumes, respectivamente. A situação é parecida com a de Itapetim, onde o abastecimento vai voltar ao normal após quase três anos de colapso. O manancial de Boa Vista está com 51% de sua capacidade total e a barragem de Caramucuqui encheu completamente.

Da redação do Blog Alvinho Patriota