Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuvas provocam danos em dois sistemas de abastecimento no município de Garanhuns

O abastecimento de água de Garanhuns está suspenso desde domingo (28) em decorrência do grande volume de chuvas registrado nos últimos dias na região. O Sistema Cajueiro, responsável por 60% do abastecimento da cidade, parou de funcionar em consequência do rompimento de um trecho da adutora pertencente a essa unidade operacional.

Segundo a Compesa, a expectativa é que o sistema volte a operar nessa quarta-feira (31). Outro sistema de abastecimento da cidade, o Inhumas, não está operando por problemas elétricos, também provocados pelas chuvas. Já o Sistema Mundaú ficou inoperante porque atua de forma integrada com os outros dois.

 De acordo com o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, por causa desses problemas, houve um atraso de dois dias no calendário vigente de abastecimento. A área 2, que seria abastecida nos dias 28, 29 e 30, passou para os dias 30, 31 e 1° de junho. Já a área 3, receberá água somente  nos dias 2 e 4 de junho.

Barragens cheias

Não foram apenas transtornos que as chuvas levaram para a região de Garanhuns. Todas as três barragens acumularam um bom volume de água. A barragem de Mundaú está com 83% de sua capacidade; a barragem de Inhumas com 62% e a barragem de Cajueiro atingiu 53% de sua capacidade.

Da redação do Blog Alvinho Patriota