Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuvas causam prejuízos de R$ 7 milhões aos produtores de uva do Vale do São Francisco

Produtores de uva do Vale do São Francisco estão apurando os estragos provocados pelas chuvas que caíram nos últimos seis dias na região. Na zona rural de Petrolina, o prejuízo calculado chega a R$ 7 milhões, com perda de 650 toneladas da fruta. As uvas estão estragando devido a dificuldade para colheita com os pomares molhados. Problema também para os trabalhadores, que ficam parados e não recebem diárias.

O Sindicato dos Produtores Rurais (STR) de Petrolina estima que 35% da produção de uva que estava pronta para a colheita tenha sido comprometida pelas precipitações, que registraram uma média de 90mm nas regiões de fazendas.

Os prejuízos se concentram nas frutas que seriam colhidas para consumo interno no Natal, mas as consequências podem se prolongar até 2019. “Os produtores já vêm se preparando há algum tempo para a safra 2019.1, só que a uva tem um ciclo, ela obedece a tratos culturais. E por conta da chuva poderá existir uma redução de produtividade”, avalia o gerente executivo do STR, Flávio Diniz.

Ainda segundo Flávio, os danos na região só não foram maiores porque os produtores já tinham colhido a maior parte da produção e começaram a tomar providências para reduzir os prejuízos. “Eles vão agora se preocupar com um novo planejamento para atender as demandas da fruta em 2019, por conta desse período chuvoso”, conclui.

Da redação do Blog Alvinho Patriota