Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuva regulariza abastecimento da cidade de Lajedo, no Agreste

A chuva registrada no Agreste trouxe boas notícias. O município de Lajedo terá o abastecimento regularizado em função da barragem São Jacques, que estava em colapso, ter atingido a sua capacidade máxima, que é de 490 mil m³ de água. Há três semanas, a Compesa abastecia o município num rodízio de três dias com água e 20 dias sem, além de oferecer carros-pipa. Com as chuvas recentes e o reservatório cheio, a companhia retomou ontem (17) a distribuição de água na cidade, iniciando-se o processo de regularização do abastecimento.

Como o município estava dividido em quatro setores de distribuição, os técnicos acreditam quem em 20 dias toda a cidade esteja com a distribuição normalizada, com 70% do município recebendo água todos os dias. Esse período é necessário para que a Compesa possa atender toda a demanda reprimida da população, que estava com os reservatórios vazios.

No entanto, a companhia pede cautela para o uso da água. “Apesar de a barragem estar cheia, as previsões ainda são de chuvas abaixo do normal. Por isso, pedimos que a população utilize água com cuidado”, frisa João Raphael Queiroz, gerente regional em Belo Jardim. Ainda de acordo com ele, a companhia está intensificando as ações para controlar o desperdício.

Já na comunidade de Xucuru, em Belo Jardim, os moradores estavam sem água nas torneiras desde o mês de novembro por conta do colapso do reservatório Taioba, barragem de pequeno porte que abastece a localidade. Desde então, Xucuru estava sendo abastecida por carros-pipa. Mas agora a população já pode comemorar. O abastecimento voltou a ser feito em sistema de rodízio, sendo cinco dias com água e dois dias sem. (Da assessoria)