Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuva no ‘coração’ do Sistema Cantareira chega a 59,2 mm nesta segunda-feira

A chuva registrada no reservatório Jaguari, o maior e considerado o ‘coração’ do Sistema Cantareira, chegou a 59,2 mm nesta segunda-feira, no acumulado até 19h30m. Os números são do Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo (SAISP). Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, numa situação de normalidade, o reservatório Jaguari armazena 22 mil litros de água por segundo.

– O Sistema Cantareira é um conjunto de seis represas e é considerado um dos maiores sistemas de produção de água do mundo (…) Foi justamente sobre o Jaguari que choveu mais forte nesta segunda-feira – diz Josélia.

Nesta manhã, as represas do Cantareira operavam com 11, 9% de sua capacidade, levando em consideração já a segunda cota do chamado volume morto. O índice é 0,2 pontos menor que o registrado neste domingo.

Uma nova medição do armazenamento no manancial e a precipitação sobre as represas do Cantareira deve ser divulgada na manhã desta terça-feira.

O meteorologista Marcelo Pinheiro, também da Climatempo, disse que a maior chuva dos últimos meses na capital paulista, com exceção desta segunda-feira, foi registrada entre os dias 26 e 27 de setembro, 21 mm, na estação meteorológica do Mirante de Santana (Zona Norte), a oficial do Inmet. Entre os dias 7 e 8 de março deste ano, a mesma estação registrou as 24 horas mais chuvosas da cidade este ano; 85,1 mm.

A medição da chuva desta segunda-feira no Mirante de Santana também só será conhecida na manhã desta terça-feira.

Fonte: Agencia O Globo