Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuva causa estragos no bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro

casa2As chuvas que caem há cerca de seis dias em Salgueiro, já começaram a causar prejuízos a moradores da cidade, principalmente das áreas mais carentes. Uma tragédia foi evitada nesta quarta-feira (26) porque a família da casa número 609, localizada na Rua Padre João Maria Prada, bairro Divino Espírito Santo, despertou quando ouviu a primeira telha da residência cair. A casa de taipa, onde residem dez pessoas, maioria crianças, desabou parcialmente por volta de 1h da madrugada, no momento em que todos os moradores do local dormiam. “Essa noite a chuva derrubou a minha casa. Caiu a casa. Caiu cerca. Caiu tudo”, disse a nossa reportagem Luzia Márcia, moradora da residência.

Com medo de o restante da residência cair os moradores saíram da casa, estão abrigados em imóveis de vizinhos. Estivemos no local há poucos minutos e fomos informados pelos moradores que a casa ainda continuou caindo no início da manhã de hoje. Percebemos rachaduras por toda a extensão da parede. A casa só possui uma sala e uma cozinha, mas a parte de trás desabou totalmente. A família sobrevive apenas com o benefício do Programa Bolsa Família do Governo Federal. De acordo com a proprietária do imóvel danificado, Luzia Márcia Amazonas, a residência foi incluída há mais de um ano no programa de substituição de casas de taipa por casas de tijolos, porém nada foi feito até o momento.

Ela conta que já foi pedir ajuda na prefeitura, mas é sempre orientada a procurar o Centro Regional de Atendimento Especializadocasa (Craes). “Já fomos à secretaria, demos nossos nomes. Fomos à prefeitura e mandaram a gente procurar o Craes”, afirma Luzia, que ainda pede ajuda porque não tem condições de criar os filhos, que estão em desespero por falta de comida e do conforto do lar. “Eu peço uma ajuda, que eles possam fazer alguma coisa por mim. Agora no momento eu não estou tendo condições de nada e meus filhos estão todos desesperados, são todos umas crianças. Ficaram chorando de madrugada sem saber o que fazer. Eu estou desempregada, meu marido tá preso, não pode fazer nada por mim e eu peço a alguém que puder fazer alguma coisa por mim, que me ajude”, implora.

Na mesma rua de Luzia, assim como em todo o bairro Divino Espírito Santo, estão localizadas outras casas de taipa, com risco iminente de desabamento. Na Rua Padre João Maria Prada se encontra mais uma residência com probabilidade de vir abaixo. O imóvel de Valma Alaene de Lima também é de barro, cada vez que chove cai um pedaço da parede, cai o cercado do muro, enchendo o interior da habitação de água. Uma garota que mora na casa relatou-nos na manhã de hoje que a família está temerosa em continuar residindo no domicílio, prestes a desabar, no entanto não há para onde ir. Nossa reportagem constatou que a rua está localizada em uma área de risco, em alerta máximo devido o grande número de casas de taipa na localidade.

A situação aspira solução com urgência absoluta. O Instituto Clima Tempo prevê mais pancadas de chuvas em Salgueiro nos próximos dias. Previsões indicam precipitações a qualquer hora do dia desta quarta-feira. Para amanhã o instituto prevê chuvas de manhã e à noite. Já na sexta-feira (28) também deve chover na cidade no decorrer da tarde e no turno da noite. As famílias em situação de risco no bairro Divino Espírito Santo precisam deixar suas casas e solicitam providências imediatas das autoridades competentes do município, antes que uma tragédia aconteça.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chicio Gomes