Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Canal de Salgueiro

A foto

O fato

Trata-se de uma construção sobre o canal principal do centro da cidade feita sem autorização, como outras iniciadas naquela localidade, quando então, graças a pressão da Comunidade e ação de alguns Vereadores, houve a suspensão e demolição, cujo espaço tinha sido cedido para edificação de quiosquis.

Não que sejamos contra a construção de espaços para o trabalho digno da população, porém que ocorra em lugares próprios e com dignidade.

Até quando vamos conviver com esses problemas? O blog disponibiliza espaço para resposta. Com a palavra a Prefeitura.

Escrito por Alvinho Patriota – Vereador (PV) 

14 comentários sobre “Canal de Salgueiro

  1. ADEMIS CARLOS

    ACHO QUE O M.S.T. FOI CRIADO EM SALGUEIRO… AQUI INVAZÃ0 DE TERRAS PUBLICAS JA FAZ PARTE DA CULTURA DESTA CIDADE, VEJAM SO QUE ABSURDO… AQUI SE INVADE CALÇADAS, FAIXAS DE RUA (POETA LEVINO NETO E OUTRAS)TEM CASA QUE JA NÃO TEM MAIS O QUE INVADIR QUE O POSTE DA CELPE FICOU DENTRO DE CASA, E A LEI DE ACESSIBILIDADE QUE VÁ ÀS CUCUIAS.MEU… QUNANDO FOI NA EPOCA DQ INVASÃO DO CANAL, COMANDADO PELO PREFEITON NA EPOCA, HAVIA ENTRE ELES(INVASORES)UMA PESSOA DE MINHA FAMILIA QUE ESTAVA PROMETIDO UMA FAIXA DO CANAL, E QUANDO CHEGOU LA PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO JA TINHA PARA A MESMA AREA MAIS 4 PESSOAS RECLAMANDO QUE TAMBEM ERA “DONO”. MINHA NOSSA. COMO PODE UM NEGOCIO DESSE…TERRA PUBLICA…
    DESCASO… APROPRIAÇÃO DO QUE NÃO LHE PERTENÇE…SIGNIFICA O QUE…QUEM DISSER QUE PAGOU PELO TERRENO… PAGOU QUANTO… A QUEM…ESTA RECLAMANDO O QUE… ESTA ACHANDO RUIM O QUE…

    A POPULAÇÃO PREJUDICADA TEM QUE DAR A RESPORTA!!!!
    QUEM NÃO TEM ESCRITURA NÃO É DONO E NÃO HA O QUE RECLAMAR…
    QUEM PREJUDICOU A OUTREM DEVE PAGAR.

    ABSURDO UMA VERGONHA
    UMA DESMORALIZAÇÃO DA JUSTIÇA.

    FISCALIZAÇÃO DE OBRAS AQUI EM SALGUEIRO CORRE FROUXA..
    E FISCALIZAÇÃO DE VEREADORES NÃO EXISTE.

    PENSE….

  2. antoniotim

    OUTRA COISA,COMO FOI DEFINIDO QUEM OCUPARIA TAL(Is) LUGAR(es),SERA QUE PARA OCUPAR LOCAIS PUBLICOS É SO CHEGAR E CONSTRUIR OU É NECESSARIO CONCORRENCIA PUBLICA ONDE TODOS TENHA PELO MENOS, A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR.

  3. Antônio Marocs

    Vereador, o canal foi loteado por Paulo Afonso, seu novo aliado. Por que culpar a atual gestão agora?

  4. Alvinho Patriota

    Olá GUTO:
    Não coloquei a matéria para me contrapor a quem quer que seja nem mesmo negar o direito de quem a construiu, pois ali empregou recursos financeiros e não a fez às escondidas, mas, como você próprio falou, com autorização do então gestor.
    Conforme o internauta Marcos, eu teria embargado a obra. É verdade que fui um dos que denunciou as irregularidades. Não as pessoas que ali estavam de boa fé.
    À internauta Luiza: não machuco as pessoas, como afirma, apenas cumpro com meu dever, não me omitindo em denunciar as causas, preservando as pessoas a quem tenho todo respeito, conforme asseverado.
    Agora é preciso que todos saibam inclusive o amigo Guto – pergunte ao seu genitor, nosso amigo e colega Assis Contador. Fui eu a pessoa que procurou a Prefeitura para que fosse liberada a indenização dessa construção, mas, infelizmente, os gestores deixam de resolver simples problemas (até porque na época o preço que Assis me falou que aceitava era de fato muito baixo), com a intenção de continuarem a criticar seus antecessores. Lembramos do Ginásio Poliesportivo, tão importante mas quase não sai…
    Não se justifica uma demanda judicial demorar 12 anos, mormente quando o Poder Público tem a capacidade de enviar ao Legislativo(para isso os vereadores sempre estiveram no aguardo, inclusive solicitamos que assim fosse procedido), pedido de autorização para resolver o problema e acabar com a demanda judicial. Aliás, a Prefeitura disponibilizou dinheiro até para comprar uma igreja (na bomba). Não é verdade?…
    Quero afirmar que jamais houve autorização legislativa para tais construções, ao contrário, alguns vereadores (inclusive a minha pessoa), repito, se posicionaram para que as edificações não continuassem naquele local.
    Quanto ao perigo de explosão de gases, a fedentina, etc., de que fala um dos internautas comentarista, concordo plenamente, inclusive no que tange ao acúmulo de focos de doenças abaixo das construções onde não há como se efetivar limpeza. Não sou favorável à cobertura de canal porque propicia um potencial habitat de espécies nocivas à saúde humana.
    Por fim, registro a importância de todos os comentários, mesmo aqueles que não me dão razão, mas me proporcionam a condição de esclarecer os fatos. Espero que a Prefeitura se pronuncie a respeito do assunto, para que a população tome conhecimento do porque tanto tempo para (não) resolver simples lide.

  5. Plácido Santana

    O importante e a reforma e ampliacao do estadio, cujo valor e de 9 milhoes, sendo que toda mao de obra e maquinario e dado pela empresa odebrecht sem custos. Sem Custos? reformar e ampliar estadio e mais importante do que obras de saude e desenvolvimento social.
    Ruas calcadas pela metade, bairros sem nenhum tipo de saneamento, iluminacao precaria.
    A BR 232 virou pista de caminhada, desprezando a cademia das cidades, mesmo assim, seria bom a construcao de uma via paralela que ligasse desde o primeiro acesso proximo ao planalto ate o parque de exposicoes, que por sinal parace ser de propriedade particular, pois esta em desuso e todas as festividades soa feitas por tras da rua francisco correia, pertubando todos os moradores locais. Este lugar deveria abrigar a feira que toma os espacos destinados ao transito de veiculos no centro, ja que pagamos impostos, deveriamos ter ao menos o direito de andar nas ruas.
    se fosse colocar todos os fatos dava um docie, mas nem tudo e culpa da administracao, e uma questao de educacao social e empreendedorismo.
    Administrar e uma coisa, empreender é outra. Crescer é uma coisa, desenvolver é outra. Pagar em dia e tao obrigacao quanto investir o dinheiro publico em obras socias que melhorem a condicao do ser humano. Afinal todos somos Salgueirenses, ou nao?

  6. Plácido Santana

    Ilmo. Sr. Vereador Alvinho Patriota, a lei 1.541 de posturas e edificacoes de salgueiro, a que estabelece os padroes de construcoes, somente foi votada em 2006, especificamente no dia 12 de junho, dia dos namorados, dia em que os trabalhadores gozam de um descanco merecido apos as 44 horas semanais trabalhadas.
    Quem lembraria que exixtia uma pauta de votacao neste dia e iria participar?
    Mesmo assim, o importante e que se ha irregularidade na construcao, esta esta tambem para as demais, independente de quem as autorizou e nao e justo condenar antecipadamente antes do veredito Judicial.
    Quanto ao canal, que canal? trata-se de uma vala com as laterais cobertas por concreto, cujo projeto que a atual administracao fala em executar para construcao do CANAL, esta para segundo por falta de verbas, cujo montante e de 13,5 milhoes. Ora este valor o municipio recebe so de ISS das empresas qua atuam nas obras locais do Governo Federal.
    O canal e uma questao de saude, mas parce que isso pouco importa.

  7. marcos

    pelo que sei essa obra foi iniciada no governo de paulo afonco e foi embargada pelo vereador alvinho patriota antes desse predio da foto tinha mas colunas para erguer outros predios

  8. Luiza

    Parabéns pela sua colocação Guto!
    Dr. Alvinho o senhor, as vezes, machuca as pessoas.
    Assis, Terezinha e familia não merecem ter um assunto seu, que já esta na justiça a tantos anos, ainda mais exposto.
    Acho que devemos respeitar os problemas dos outros.
    Sensacionalismo barato.

  9. Prefeito de Brogodó

    Eu, prefeito de Brogodó, vizinha de Salgueiro, acho importante que meu colega marcones continue com sua política de trabalhar pouco. Afinal ele pode se cansar viajando a Recife ou Brasília para tentar captar recursos para sua cidade. Povo de Salgueiro ele já paga os funcionários em dia e vcs ainda ficam exigindo as coisas, como iluminação das rodovias, Casa da Cultura,praça de eventos adequada,centro de convenções, montadora de computadores, início das obras da plataforma multimodal, etc. Aí é querer demais…Se querem tudo isso ponha um prefeito dinâmico, que não tenha preguiça de viajar e conseguir recursos. E parem de cobrar melhorias. Tenho dito.

  10. antoniotim

    acho que construções sobre canais tem varios problemas ,o principal seria como limpa-los depois de cobertos?,os perigos que isso traz e que a grande maioria da população ignora;alem da fedentina,pois não tem como limpa-los existe um perigo de acumulo de gases no interior com grande risco de explosão.será que a população estar ciente destes risco?

  11. João Augusto Duarte de Morais

    Gostaria de informar ao nobre vereador que a citada construção não foi iniciada sem autorização, foi autorizada sim pelo então Prefeito do Municipio na época o Sr. Paulo Afonso Valença Sampaio e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, qualquer dúvida nos procure, para darmos maiores informações através de documentos, que inclusive a “tal” citada construção está em processo de julgamento no TJPE.

    Obs. e as as demais outras construções que funcionam como comércio em cima do canal, quer dizer que existe um peso e duas medidas?

    João Augusto Duarte de Moraes.

  12. B. Lima

    A Prefeitura prefere deixar o canal a céu aberto do que deixar comerciantes fazer seu trabalho digno, no mínimo estão querendo ganhar alguma obra bancada pelo governo do Estado, e ganhar uma grana preta com superfaturamento.