Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Bovespa fecha em alta com cenário exterior e disparada do petróleo

A Bovespa fechou em alta nesta sexta-feira (12), após três dias de queda, conforme a relativa calma retorna às praças acionárias após a aversão ao risco ter contaminado os mercados na véspera, e com o preço do petróleo em alta. Contudo, incertezas fiscais domésticas pesavam sobre a confiança de investidores.

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, registrou alta de 1,25%, a 39.808 pontos. 

No mês de fevereiro, o índice brasileiro ganha 1,47%. Em 2016, a bolsa acumula valorização de 8,1%.

Petrobras saltou mais de 5% nas preferenciais e mais de 7% nas ordinárias, com os preços do petróleo disparando depois de o ministro de Energia dos Emirados Árabes, Suhail bin Mohammed al-Mazrouei, afirmar que a Opep está disposta a conversar com outras nações exportadoras sobre um corte de produção.

O jornal Valor Econômico noticiou que a Petrobras já tem interessados em determinados ativos de gás, que podem ser os primeiros a serem vendidos em 2016.

Vale avançou mais de 2% nas preferenciais e acima de 4% nas ordinárias, acompanhando a alta de pares internacionais.

O pregão foi mais tranquilo nesta sexta-feira, com as ações europeias em forte recuperação, os futuros dos Estados Unidos e os preços do petróleo em alta, diante de expectativas de um corte coordenado na produção global da commodity motivadas por comentários do ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos.

Porém, o noticiário doméstico impediu uma recuperação maior das ações brasileiras, disse à Reuters o gerente de renda variável da H.Commcor, Ariovaldo Santos, em meio à decisão do governo de adiar para março o anúncio do corte no Orçamento de 2016, além de especulações sobre um contingenciamento menor do que estimado inicialmente. “Nem todas as ações estão se recuperando por aqui”, disse Santos.

Fonte: G1