Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Blogs de Petrolina sofrem censura

Em pleno Século XXI, muitos anos depois do fim da Ditadura (se é que ela acabou), os blogs de Petrolina enfrentam uma verdadeira repressão, por parte de pessoas insatisfeitas com matérias que não as agrada. Nas últimas semanas a Justiça obrigou dois blogs da cidade a modificarem ou retirarem matérias de suas páginas.

O blog do ‘Jornal Folha do São Francisco’ foi condenado pagar indenização de R$ 10 mil porque reproduziu uma matéria do Ministério Público Federal sobre a negociação irregular de terrenos na cidade. As pessoas relacionadas na matéria, algumas delas ligadas à Prefeitura Municipal de Petrolina, abriram vários processos contra a jornalista e professora Vera Medeiros, que responde pelo blog. Condenada em um dos processos, Vera foi obrigar a retirar a matéria do blog, com todos seus comentários, e não citar em hipótese alguma o nome da pessoa que a processou.

Nesta segunda-feira o radialista e blogueiro, Carlos Britto, teve que alterar o conteúdo de uma matéria sobre a revogação do TCE de Pernambuco para o aumento da zona azul da cidade intentado pela prefeitura. Carlos também teve que apagar todos os comentários postados na matéria. Dois casos que evidenciam a censura enfrentada pela imprensa brasileira nos dias atuais. Deputado federal, mas também jornalista e blogueiro, Gonzaga Patriota teceu duras críticas nesta segunda-feira (28) sobre processos impetrados contra os blogs petrolinenses. “Com o país redemocratizado a censura continua, independentemente da era da informática, das transformações culturais, sociais, religiosas, econômicas, políticas, militares, dentre tantas outras”, considera.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

3 comentários sobre “Blogs de Petrolina sofrem censura

  1. Emanuel Andrade

    Muito oportuno e coerente o texto do deputado Gonzaga Patriota e os comentários dos colegas de comunicação acima. Discordo de toda esse celeuma que o processo democrático acaba sofrendo com censura por conta do novo coronelismo que se configura em Petrolina. Engraçado é que nesse caso da EPTTC, o poder público – refiro-me à Justiça e Ministério Público não tomam nenhuma providencia em favor da população. Atendendo a um vereador de Petrolina que entrou com recurso pedindo o fim da cobrança da taxa de estacionamento do River shopping, o povo saiu ganhando. Isso é ótimo. Masssss por que a A EPTTC ganha todas? Continua multando desordenadamente as pessoas e de todo jeito. Se passam dez pessoas falando ao celular no carro, só uma é multada. Por que não as dez? O infrator vai ao órgão para recorrer e é recebido com sorrisos largos dos jovens no atendimento. Depois os belos advogados dão um belo Nâoooooo ao avaliar o pedido. E assim caminha a EPTTC.

  2. LOCUTOR IVO JÚNIOR

    É ISSO AÍ, FREIRE. O POVO É LIVRE MAS, INFELIZMENTE, ALGUNAS “PODEROSOS” PENSAM QUE PODEM TUDO. NEM TUDO O DINHEIRO COMPRA. NO FINAL DAS CONTAS, OS OSSSOS DOS RICOS MISTURAM-SE COM OS OSSOS DOS POBRES. ANTES DISSO, TUDO É CARNIÇA, PODTIDÃO. A IMPRENSA DEVE SER LIVRE. AS VERDADES DEVEM SER DIVULGADAS NA MÍDIA.
    CONCORDO PLENAMENTE COM O PENSAMENTO DO AMIGO JORNALISTA MACHADO FREIRE;

  3. machado freire

    Eu não apenas quero – mas devo e sou moralmente obrigado – a ficar a favor dos companheiros comunicadores de Petrolina e do mundo.
    Não aceitamos, em hipótese alguma, qualquer tentativa de retrocesso à democracia .
    Não tenho mais idade nem saúde para voltar a fazer tudo de novo. Não dá mais para combater uma ditadura contra a qual passamos mais de 2o anos lutando, enfrentando todo o tido de atrocidade, da sacanagem e safadeza.

    Temos que -a todo custo, barrar qualquer tiopo de tentativa de censura e de mesquinharia por que quer que seja.

    Sugero aos ,meus companheiros que levantem a cabeça. Ai mesmo nessa Petrolina que meia dúzia ainda entendem ser donos do povo, eu tive que levar uma queixa crime contra um grupo de poderosos de meia tijela que tentou impedir o nosso trabalho quando dirigi a sucursal do Jornal do Commercio durante 6 anos.

    Enfentei todos eles e nunca baixei a cabeça.

    Não é possivel que essa gente não tenha aprendido com o tempo que vivemos novos tempos.

    Chega ! Não dá mais !