Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Audiência pública da Câmara de Vereadores de Salgueiro debate pavimentação da estrada de Conceição das Crioulas

Antônio Ferraz, gestor do 6° Distrito Rodoviário do DER, fala durante a audiência

Benício Monteiro, diretor da 18ª CIRETRAN, órgão ocupado por manifestantes

Com objetivo de contribuir para a resolução do imbróglio envolvendo a pavimentação da PE-460, que dá acesso ao distrito de Conceição das Crioulas através da BR-116, a Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou na manhã desta segunda-feira (18) uma audiência pública no auditório do campus do IF Sertão-PE.  

Mesmo com convites enviados para deputados estaduais, federais e autoridades estaduais, poucas pessoas compareceram. Estiveram presentes cerca de cinco moradores da região de Conceição, principais interessados na pauta. Vários vereadores lamentaram a pouca representatividade dos manifestantes, que há vários dias ocupam a 18ª CIRETRAN e a GRE Sertão Central, impedindo os trabalhos.

Os vereadores Bruno Marreca e Erivaldo Pereira também criticaram deputados estaduais que conseguiram votos em Salgueiro, mas não comparecem às audiências da câmara para as quais são convidados. “Muitos de nós lamentavelmente ainda votamos nesses deputados, mas quando precisamos a mesa está vazia”, declarou Erivaldo.

Representando o Governo do Estado, o gestor do 6° Distrito Rodoviário do DER, Antônio Pereira Ferraz Filho, disse que o governo teve dificuldades nos últimos meses para executar a obra por falta de recursos, preferindo priorizar o pagamento do décimo terceiro dos servidores, mas deve quitar todo o débito com a CM até o dia 8 de janeiro de 2018. Depois disso, ele espera que a empresa retome os trabalhos.

“Eu não posso garantir que a CM volte a trabalhar em janeiro, fevereiro, março… O que a gente pode fazer é pagar esses débitos, sentar com a empresa e conversar. Eu acredito que após receber esses atrasados a empresa não terá mais motivos para continuar parada”, afirmou Antônio, destacando que a terraplanagem da estrada já está com 70% de avanço, restando apenas dois quilômetros para conclusão.

A audiência teve participação dos vereadores Auremar Carvalho, Professor Hercílio, Antônio Pires, Pedro de Compadre, Augusto Matias, Zé Carlos, Bruno Marreca, Erivaldo Pereira, Flávio Barros, Eliane Alves e Paizinha Patriota. Também marcaram presença o diretor da 18ª CIRETRAN, Benício Monteiro; a ex-vereadora Fátima Carvalho, representando a deputada Creuza Pereira; o ex-vereador Alvinho Patriota, representando o deputado Gonzaga Patriota; e o ex-vice-prefeito Geneci.

Como resultado, a audiência pública expôs uma sinalização do representante do DER-PE de que os débitos com a empresa responsável pelos trabalhos serão quitados até o início de janeiro, mesmo que isso não assegure o reinício da obra, o que, segundo Antônio Ferraz, vai depender exclusivamente da empresa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota