Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Apesar de lei municipal poluição sonora em Salgueiro ainda incomoda

poluicao-sonoraFestas e mais festas, carros de som e mais carros de som, “compre aqui por o menor preço da cidade”, “vem aí a festa que vai surpreender você”… e haja ouvido para suportar a poluição sonora, principalmente na área central de Salgueiro. Anúncios gritantes começam logo de manhã, por volta das 8h já ouvimos, mesmo sem querer, comerciais de festas e de empresas locais, como farmácias, revendedoras de motos, lojas de móveis e eletros, bem como propagandas de cursinhos e faculdades.

Alguns anúncios são veiculados nos carros de som em tão alto volume, que muitas vezes prejudicam até mesmo o raciocínio de quem está trabalhando. Pior de tudo é nas épocas de eleições, municipais ou federais, às vezes é possível ouvir até 10 carros de som tocando diversos jingles e spots de candidatos políticos.

O que muita gente desconhece é que em Salgueiro existe uma lei regulamentando a veiculação de comerciais em carros de som. Oriunda de projeto de Alvinho Patriota (PV), a Lei Municipal 1.158/2004 autoriza propaganda em veículos nos horários de 09h às 17h e das 19h às 22h, desde que o volume não ultrapasse 55 decibéis durante o dia e 45 no turno da noite. De acordo com lei, ainda é proibida a veiculação de comerciais em até 100 metros de distância de hospitais, escolas, igrejas e repartições públicas. A “Lei do Som” prever multas, apreensão dos veículos e equipamentos para quem descumprir as determinações. Até agora a norma, como muitas outras, não saiu do papel por falta de fiscalização.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Apesar de lei municipal poluição sonora em Salgueiro ainda incomoda

  1. arnaldo luciano de alencar

    O problema é que a quse todos os carros de som da cidade,usam o volume e não a qualidade do som,os carros particulares aproveitam que não tem fiscalização de niguem.