Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Apagão atingiu mais de 3 milhões de pessoas em 11 estados

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, garantiu que o apagão ocorrido mais cedo em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Tocantins, não está relacionado com o aumento do consumo de energia nas últimas semanas, provocado pelo calor.

Mais de 3 milhões de consumidores foram afetados em 11 estados com a falta de energia. Em São Paulo foram 1,2 milhão, segundo a Eletropaulo. No Rio, 880 mil, de acordo com as concessionárias Light e Ampla.

Márcio Zimmermann explicou que o apagão ocorreu em decorrência de um desligamento seletivo do sistema elétrico de modo a preservar que uma falha se propagasse. Zimmermann afirmou que cabe ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliar a ocorrência que levou à falha.

Ele reafirmou também que a estiagem e a redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas não ameaçam o abastecimento de energia elétrica no país.

ONS diz que ocorreu um curto-circuito na linha de transmissão Miracema-Colinas

Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que às 14h03 ocorreu um curto-circuito monofásico envolvendo a fase A da linha de transmissão 500 kV Miracema – Colinas C3, de propriedade do agente de transmissão Intesa, cujo controlador é o FIP Brasil, sendo a falha eliminada pela atuação correta das proteções da linha.

Fonte: Jornal do Brasil