Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Aos 87 anos, morre o escritor colombiano Gabriel García Márquez

O escritor colombiano, nobel de literatura, Gabriel José García Márquez, morreu nesta quinta-feira, 17, na Cidade do México. As informações foram confirmadas por fontes ligadas à sua editora italiana.

Segundo o diário mexicano El Universal, Garcia Márquez enfrentava um câncer. A família do colombiano e os médicos teriam decidido não submeter o escritor a um tratamento oncológico por sua idade avançada e o desenvolvimento da doença. O EL PAÍS também confirmou esta informação.

O El Universal diz ainda que o câncer no sistema linfático que afetou o escritor há cerca de uma década se espalhou para outras partes do corpo como o pulmão, o fígado e os gânglios. Entretanto, uma das assistentes de García Márquez, Mónica Alonso, negou a informação à agência DPA: “Nunca ninguém nos falou disso”, disse.

Na última terça-feira, 15, a família do escritor emitiu comunicado dizendo que a saúde de Gabriel era´´muito frágil´´. No texto, Mercedes Barcha, esposa do vencedor do prêmio Nobel, e os filhos, Gonzalo e Rodrigo, agradeceram as demonstrações de carinho que recebiam por parte dos amigos e dos meios de comunicação, e pediram respeito com a intimidade deles.

García Márquez foi internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, na Cidade do México, no último dia 31, com infecção pulmonar. Após receber alta, no dia 8 deste mês, permaneceu recebendo tratamento de médicos e enfermeiras em sua casa, na Cidade do México.

O colombiano é um dos mais importantes escritores de língua espanhola do século 20, um dos expoentes do realismo mágico, além de referência do chamado boom latino-americano, que, nos anos 60, colocou a literatura do continente sul-americano do outro lado do Atlântico, com obras experimentais que mostravam a convulsionada realidade política da região.

Na última quinta-feira, 3, o presidente do México, Henrique Peña Nieto, exprimiu o desejo de pronta recuperação para García Márquez, que vive no país há decadas. Em Bogotá, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, também se manifestou desejando saúde ao escritor.

Em Havana, um dos líderes das Forças Armada Revolucionárias da Colômbia (Farc), Luciano Marín Arango, conhecido como Iván Márquez, emitiu comunicado semelhante. Márquez chefia a delegação das Farc que negocia em Cuba a paz com o governo da Colômbia.

Fonte: O Povo