Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Adeus, amigo Jaca da Pedreira…

O Blog Alvinho Patriota publicou há quase três anos o seu quadro “Personagem (edição XVI)“, homenageando Joaquim Francisco do Nascimento, conhecido no Uri, localidade próxima de Salgueiro, como Jaca da Pedreira. Hoje, um dia depois do seu falecimento, reprisamos a matéria, como forma de novamente homenageá-lo neste momento de despedida:

persooo

Joaquim Francisco do Nascimento, conhecido no Uri (localidade próxima de Salgueiro) como JACA DA PEDREIRA. 74 anos, desde os quinze, dedicado à arte de cortar pedra. Aliás, o Jaca trabalhou além de Salgueiro, em vários outros lugares, como em São Paulo, Petrolina, Maceió, região de Arcoverde.

De origem humilde, um dos 16 filhos de Francisco Vicente e Maria Virgovina, constituiu a sua família, também um pouco numerosa, composta de nove filhos, pessoas que dão grande alegria ao casal.

Jaca diz que a pedra bruta tem três tipos de corte: trincante, segundo e corrido. Trata-se de um trabalho artesanal que precisa de muita técnica para que atenda o seu objetivo, como todos os ofícios. A sua casa basicamente foi erguida de pedra (piso, colunas, bancos).

Dentre os irmãos de seu Jaca, está o poeta Nascimento que fez carreira na Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, mas que antes, trabalhou como cortador de pedra e retratista (de binóculos).

Por Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Adeus, amigo Jaca da Pedreira…

  1. CELIA AQUINO

    TIO JACA AMADO POR TODOS,PARA SEMPRE SERA LEMBRADO,DEIXA PARA NOS UM GRANDE EXEMPLO DE AMOR HONESTIDADE E SABEDORIA.SAUDADE E AMOR POR TI JACA DA PEDREIRA.