Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Abatedouro de Petrolina é modelo de higiene e qualidade em Pernambuco

Diferente de diversos abatedouros municipais de Pernambuco, que se encontram em péssimas condições de funcionamento, o Abatedouro Municipal de Petrolina é um exemplo de abate limpo e de qualidade no Sertão pernambucano. Na cidade de Petrolina os restos dos animais não são jogados ao redor do matadouro, como acontece em alguns municípios da região. Conforme a prefeitura, o abatedouro passou por reformas em 2010 para garantir uma carne de qualidade, sem nenhuma contaminação. Nos últimos 12 meses foi abatida no espaço uma média mensal de 1.100 unidades bovinas, 420 suínos e 6.500 caprinos e ovinos. Antes de chegar à mesa do consumidor as carnes passam por vários processos de tratamento.

De acordo com o assessor técnico do matadouro, Nelson Minussi, na reforma foram feitas várias melhorias, como compra de equipamentos e máquinas; higienização permanente do setor de abate; destinação adequada para os resíduos sólidos e líquidos; vaporização para limpeza das vísceras; instalação da Estação de Tratamento da Água; obrigação do uso de Equipamentos de Proteção Individual pelos funcionários; abate feito por pistolas pneumáticas em substituição à marreta para evitar o sofrimento dos animais, entre outras benfeitorias.

O abatimento dos animais é acompanhado de perto por uma equipe de inspeção, coordenada por um veterinário. O local passa por vistorias frequentes de técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), que também fiscalizam o transporte de animais. No Abatedouro Municipal de Petrolina trabalham atualmente 100 pessoas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes