Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

A Crítica (06)

criticaO desmedido fanatismo político em Salgueiro

Até hoje nunca consegui engolir ser governado por facções que são intituladas com nomes de animais, porém na cidade de Salgueiro o que impera não são as ações governamentais dos que estão no poder, mas sim, a velha tradição de dois clãs que há anos infindáveis dominam a política local.

Agora indaguem por que Salgueiro, mesmo estando localizado numa área tão privilegiada como o cruzamento de duas das principais rodovias brasileiras, só veio começar a se desenvolver, um pouquinho, com a intervenção do ex-presidente Lula e do governador Eduardo Campos, de 2010 para cá. A resposta é simples: os nossos gestores se preocupam mais em conquistar votos para a próxima eleição, do que trabalhar exclusivamente para o povo salgueirense.

Apropriam-se de obras federais e estaduais, como se fossem suas, para se vangloriar e jogar na “cara” dos opositores que estão fazendo alguma coisa pelo município. As pessoas sem informações caem facilmente no “conto da carochinha”. Enquanto municípios como Serra Talhada ganham um curso de medicina na UPE, na cidade de Salgueiro o prefeito implora por médicos nas emissoras da rádio para trabalharem nos postinhos de saúde.

Ao passo que Araripina cresce a cada dia com a produção de gesso e Petrolina com a fruticultura irrigada, o PIB de Salgueiro é composto basicamente por dinheiro de funcionários públicos, aposentados, Bolsa Família e comerciantes. Mas, está tudo bem, pelo menos para alienados salgueirenses que acham o máximo se auto-intitular com nomes de animais. Quando o município for governado por uma pessoa com nome de gente, aí a coisa pode verdadeiramente mudar. Contudo, vamos vivendo e sobrevivendo numa selva de fanáticos políticos.

Por Chico Gomes

12 comentários sobre “A Crítica (06)

  1. antonio tim

    não muda em nada as denominações de partidos ,visto que isso praticamente vinculada à campanha eleitoral.qto as outras questões,salgueiro,como qualquer outo municipio precisa sim da ajuda de governo federal e estadual,o grande fato é que aqui sempre votamos em politicos que so aparecem de 4 em 4 anos pegam votos e nada mais fazem por nossa terra,o iss de salgueiro por si so não é suficiente,o cuzamento das BR’s por si so tb não é suficiente,precisa-se da ajuda do governo,e da iniciativa privada.Industrias so virão para cá com incentivo do governo,pois a nossa região não tem materias primas para atrai-las por si só,agricultura,com agua escassa e´dificil. quanto à nós deviamos sugerir mais,contribuir com nossas ideis que talvez sejam brilhante e diminuir as criticas,ou faze-las pelo menos construtivas,para com a politica do quanton pior melhor.

  2. sou zebra

    VALE RESSALTAR QUE SEMPRE VOTEI NO PARTIDO QUE HOJE ESTA NO PODER,MAS NÃO VAMOS SER HIPOCRÍTAS E DIZER QUE O DOUTOR LIBÓRIO FAZ E ACONTECE QUE NÃO É VERDADE,ELE ATÉ O MOMENTO NÃO FEZ NADA PELA NOSSA CIDADE,SALGUEIRO ESTA UM DEUS NOS ACUDA,PRINCIPALMENTA NA SAÚDE.

  3. arnaldo luciano de alencar

    O que SALGUEIRO,precisa mesmo é de um administrador que realmente trabalhe,com tanto dinheiro que está entrando na prefeitura om o ISS pago por estas empresas que estão trabalhando em nossa região,se fosse um prefeito trabalhador SALGUEIRO não estaria na situação que está,buracos,esgôtos estourados e o prefeito rindo da cara dos habitantes,isso sim tem que mudar que seja lá quem for,macaco,urubú,veado,jacaré mais que trabalhe e não fique só rindo da desgraça do povo de SALGUEIRO.

  4. Anna Maria Simplício da Cruz Barros

    Creio que os nomes intitulados na nossa política não vem a interferir no resultado, da gestão, que temos. Mas o povo sim, estes estão cada vez mais fissurados em seguir as “facções que são intituladas com nomes de animais”.
    No que concerne ao fato de nossos gestores estarem mais preocupados em atrair mais eleitores para sua “facção” isso é verídico, sendo comprovado ao passo que eles começam a realizar as obras necessárias num período bem próximo da próxima eleição, talvez para ficar mais ‘fresquinho’ em nossa memória e assim conquistarem o mais um voto!
    De fato isso acontece em todas cidades, estados… sendo ingrediente para, digamos apimentar, a política, política esta que tem sua característica vinda de muito tempo atras, concordando em termos com o ALEX ROCHA onde devemos reconhecer nossos políticos por suas iniciativas e não por sua bancada partidária.

  5. carlos albertos de souza

    chico gomes vc esta equivocado, o nome dos bichos são apenas uma forma de a politica de salgueiro ficar mais emocionamte,porque quem é o prefeito de salgueiro não é a zebra é dr.marcondes infelismente.

  6. Alex Rocha

    No tocante ao tema abordado nos posts anteriores, concordo com o Chico Gomes. Essa coisa de intitular grupos políticos com nomes de animais é coisa antiga e ultrapassada. ainda é um resquício do coronelismo do início da República. Quem vê com bons olhos essa prática antiquada é provinciano. Essa forma de dominação é antiga, mas não funciona mais o político tem que ser reconhecido pelas suas obras e não pelo grupo corrupto a que pertence.

  7. Milton Arcoverde

    A denominação dos partidos em nada diminui ou acrescenta algo ao povo.O fato do eleitor de determinado partido seguir suas convicções, cabe a ele analisar o candidato, e sua capacidade de gerir o municipio.Ser partidario A ou B, é democratico.Todavia o opção por um partido leva muitas vezes ao lado pessoal, criando arestas em familias e velhos amigos.Não estar subordinado a um ou outro grupo, implica muitas vezes ao chamado em “cima do muro”,opção esta, daqueles que votam sem fanatismo e sem paixão, analisando friamente quem pode ser o melhor para todos independentemente do grupo,não em beneficio proprio, mas da comunidade.

  8. marcos

    O SALVADOR DA PATRIA TA QUERENDO GANHA NA CONVERSA ESPERO QUE ESSE DIA NAO VAI CHEGAR NUCA AQUI E ZEBRA E LEAO OPOTUNISTA JAMAIS EM PETROLINA O POVO SABER DISSO E NAO DEIXA ESSE POVO DE SERTANIA CHEGA AO EXECUTIVO SABER SABER QUE VAI SER UMA TRAGEDIA PUBLICA ADMINISTRATIVA QUERO VER VC SEM ZEBRA OU LEAO CHEGA AO PODER VAI TER MENOS VOTO QUE O 14 VAMOS TENTA CANDIDATA SEM ELES PARA VER A LAPADA QUE VAI LEVA

  9. LOCUTOR IVO JÚNIOR

    ZEBRA E LEÃO SÃO UMA TRADIÇÃO NA POLÍTICA PARTIDÁRIA SALGUEIRENSE. “VOX POPULI, VOX DEI”:”A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”. A FORÇA QUE PROVÉM DA LÍNGUA POPULAR É IMENSA. É COMO APELIDOS OU ALCUNHAS NASCIDOS DENTRO DOS LARES E INSTITUIÇÕES. NASCEM, RAMIFICAM-SE, ECOAM DE BOCA EM BOCA E NÃO PERECEM. NÃO VEJO NADA DE ANORMAL NESSAS COGNOMINAÇÕES. ELAS FAZEM PARTE DO FOLCLORE POLÍTICO LOCAL.
    ACREDITO QUE O SONHO DE TODOS NÓS, ADEPTOS OU ADVERSOS AOS BICHOS MENCIONADOS,É ESTARMOS SEMPRE GALGANDO NOVOS ESPAÇOS NAS LINHAS DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL DA REGIÃO.
    É PRECISO OLHAR PARA A FRENTE, PARA OS LADOS E TAMBÉM DAR UMA OLHADELA NO RETROVISOR PARA NÃO CAIR NA DESDITA DE REPETIR EXPERIÊNCIAS FRUSTRADAS.
    É PRECISO TER SEMPRE ESSA PETULÂNCIA DE CRITICAR COM CORAGEM E RESPONSABILIDADE. É PRECISO RECONHECER OS ACERTOS DOS NOSSOS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS E NUNCA SUBESTIMAR A OUSADIA ALHEIA.
    O QUE ESTÁ RUIM, TEM DE FICAR BOM. O QUE ESTÁ BOM, TEM DE MELHORAR. O QUE ESTÁ ÓTIMO A ALGUNS OLHOS, TALVEZ ESTEJA PÉSSIMO A MUITAS RETINAS.
    ESTA É A MINHA OPINIÃO.
    ESTE É O MEU PONTO DE VISTA…

  10. Miro Sá

    Esse jornal destila preconceito ao simbolismo dado aos partidos políticos em Salgueiro, basta lembrar que na nação mais industrializada e desenvolvida do mundo também ocorre esse fenômeno nos EUA, lá há dois partidos majoritários o Democrata, o burro, e o Republicano, o elefante. Então por que ninguém os critica? Se eles podem por que Salgueiro não pode ter zebra e leão? Ou será que esse jornal sofre da “síndrome do cão vira-lata”?

  11. Marcos Aurélio Mairins Conselheiro Tutelar

    Queria só deixar uma sugestão:Estamos vendo na mídia o governo( de modo geral) na nossa região, preocupado com a poluição sonora, que tal colocarmos em prática o combate a esse mal já nas próximas campanhas eleitorais,afinal três meses de propagandas diante da quantidade destas, é suficiente para todos tomarem conhecimento dos novos candidatos,sem contar que a maioria já tem em mente o seu.