Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ator natural de Ouricuri participa de série exibida no Canal Brasil e GloboPlay

Exibida atualmente no Canal Brasil e no GloboPlay (serviço de streaming do Grupo Globo), a série “Colônia” tem em seu elenco um ator e produtor cultural natural de Ouricuri. Trata-se de Franz Granja, que reside em São Paulo há 10 anos. Na produção dirigida por André Ristum ele contracena com renomados atores, como Eduardo Moscovis e Christian Malheiros, interpretando um policial no período da Ditadura Militar.

A série se passa na década de 1970, tem cunho fictício, mas retrata os horrores que realmente aconteceram no Hospital Colônia de Barbacena-MG, uma unidade psiquiátrica fundada em 1903. Estima-se que no local morreram cerca de 60 mil pessoas, vítimas de maus tratos, torturas e abandono. Toda gravada em preto e branco, teve locações entre Campinas e São Paulo. A reconstituição do hospício foi feita num edifício do bairro Ipiranga, na capital Paulista.

“Construir um personagem opressor e suas características, conivente com a situação daquele momento, foi bem desafiador. Quando fui confirmado no elenco faltava poucos dias para as filmagens, então tive que correr atrás e buscar filmes e documentários que falasse sobre essa tragédia de Barbacena-MG e o período em se encontrava o Brasil. Fiquei em choque e envergonhado com essa tragédia e com tantas histórias que poderiam ter sido evitada”, comenta o ator ouricuriense.

“Sou muito grato ao diretor André Ristum por essa oportunidade, esse é o segundo trabalho que faço com ele. A gente se conheceu durante as gravações do filme Nada a Perder onde ele também fazia parte da direção, eu fazia (stand-in) do ator Petrônio Gontijo”, completa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota