Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Petrolina perde Geraldo Coelho, conhecido como o “Trator do Sertão”

Na madrugada deste sábado, 25, Petrolina perdeu um dos seus principais líderes políticos. Geraldo de Souza Coelho, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual, faleceu aos 92 anos no Hospital Dom Thomás, onde estava internado há alguns dias para tratar de uma pneumonia que deixou sua saúde bastante debilitada.

Os filhos do político, conhecido como o “Trator do Sertão”, informaram que o velório acontecerá na Câmara de Vereadores de Petrolina na manhã deste sábado e o sepultamento está previsto para o turno da tarde. A Missa de Corpo Presente vai ser celebrada às 15h na Igreja Catedral.

Um pouco da história

Formado em Engenharia Civil, Geraldo trabalhou no DER-PE, na CHESF e no setor privado, antes de ingressar na política em 1963 como vereador. Foi presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina de 1963 a 1965 e de 1969 a 1971. Comandou a prefeitura de 1973 a 1977, realizando obras importantes, como a implantação da FACAPE, construção da Avenida da Integração e instalação do aeroporto.

Ocupou uma das 49 cadeiras da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por seis mandatos consecutivos, de 1987 a 2011. Entre outras atividades, foi sócio-fundador e presidente da CERPEL (Cooperativa de Eletrificação Rural de Petrolina), presidente da Fundação Educacional de Petrolina (atual Fundação Nilo Coelho), membro da Comissão de Interiorização do Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e presidiu o Conselho de Administração da Compesa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota