Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Fora Temer e fora Dilma: Maioria dos brasileiros quer novas eleições, diz pesquisa

A cerca de um mês da decisão final sobre o afastamento de Dilma Rousseff, a maioria dos brasileiros acredita que a convocação de novas eleições é a melhor opção para o País, de acordo com pesquisa da consultoria Ipsos divulgada pela BBC Brasil.

Segundo a sondagem, 52% dos entrevistados apoiam a convocação de um pleito antecipado para outubro, junto com as eleições para prefeitos e vereadores.

Desse percentual, 38% dizem que o melhor seria que o presidente em exercício,Michel Temer, fosse mantido no cargo e convocasse a nova disputa eleitoral e 14%preferem que Dilma volte ao Palácio do Planalto antes da nova eleição.

Outros 20% defendem a volta de Dilma e 16% a permanência de Temer até 2018. Entre os entrevistados, 12% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi feita entre 1 e 12 de julho e ouviu 1.200 pessoas presencialmente, em 72 cidades do País. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A consultoria perguntou “Na sua opinião, o que é melhor para o Brasil?” e solicitou que o entrevistado escolhesse entre quatro opções: a volta de Dilma; a permanência de Temer; a convocação de eleições pela petista; e a convocação do pleito pelo peemedebista, de acordo com a BBC Brasil.

Para realizar novas eleições, é preciso que o Congresso aprove uma Proposta de Emenda à Constituição, para a qual é necessária aprovação de dois terços tanto na Câmara quanto no Senado. Apesar de um grupo de senadores e da petista defenderem a medida, a ideia não ganhou força política para sair do papel.

Fonte: Brasil Post