Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente da OAB de PE faz desagravo na Polícia Federal em Salgueiro após gravação de conversa entre advogado e cliente

Na presença de diversos advogados e estudantes de Direito de Salgueiro, o presidente da OAB Seccional Pernambuco, Ronnie Duarte, o presidente da Subseção Salgueiro, Darylson Torres, e o presidente da CAAPE, Bruno Baptista, fizeram na manhã desta sexta-feira (02) um ato público de desagravo em favor do advogado Wathaendson Ferreira Sampaio. No final de 2014, o profissional teve uma conversa gravada, em áudio e vídeo, na Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro pelo então delegado Antônio José Silva Carvalho, que não faz mais parte da unidade.

Wathaendson disse que ficou constrangido com a situação. “A gente espera que numa delegacia, principalmente de Polícia Federal, ela cumpra rigorosamente com os ditames legais, e você ter a sua prerrogativa violada quando você está conversando com seu constituinte, não só é um atentado contra o advogado, uma ilegalidade contra o preso, como também com a classe toda”, destacou.

De acordo com Ronnie Duarte o ato simboliza a preocupação da OAB de Pernambuco em assegurar as prerrogativas dos advogados. “É importante se registrar sempre para o público que essas prerrogativas são instituídas em benefício do cidadão. Quando o advogado tem garantido o direito de conversar com qualquer autoridade ou de se reunir em privado com o seu cliente, na verdade é o direito do cidadão que está sendo assegurado”, frisou, fazendo questão de esclarecer que o ato não foi contra a PF e sim contra esse fato isolado.

Na condição de presidente da OAB Subseção Salgueiro, Darlyson afirmou que o desagravo demonstra que a Subseccional Pernambuco está atenta à defesa das prerrogativas dos advogados, mas o fato ocorrido na cidade é lamentável. “A gente fica triste em saber que atualmente ainda exista atos como esse. Porque é como a gente costuma dizer: Onde há respeito, não há conflito. Então se todos se respeitarem, não há necessidade de está acontecendo atos como esse”, comentou.

Delegado da PF conversa com presidentes da OAB de PE e Salgueiro

O atual chefe da Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro, Dr. Marcelo, disse que só tomou conhecimento do desagravo ontem, mas enfatizou que em sua gestão não acontecerão casos semelhantes. “Sempre tratei todos os advogados com respeito e sempre vou fazer um esforço para manter todas as prerrogativas desses profissionais”, garantiu.

Após o ato de desagravo, os advogados seguiram para a sede da OAB de Salgueiro, onde a Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco (CAAPE) realiza hoje o projeto “CAAPE Presente”, com vários serviços gratuitos para a classe.