Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista XIX

alvinho3x4O fantástico da rede globo deste domingo (05) trouxe como matéria de abertura do programa uma situação preocupante que acontece em todo país, onde empresas e pessoas fornecem declaração de vaga de trabalho para os detentos se beneficiarem do regime semiaberto, aquele em que o preso é liberado pela manhã para passar o dia fora e retornar no final da tarde, devendo exercer um trabalho.Acontece que não há fiscalização e boa parte dos beneficiados pelo regime, de fato, não trabalha onde deveriam, alguns deles voltando a praticar infrações penais.

Vejo duas situações realmente perigosas: a primeira requer punição daqueles que venham a ser considerados responsáveis por declarações falsas, e a segunda, mais grave ainda, é que na maioria dos presídios (talvez em todo Pernambuco) e possivelmente em todo país, não existem pavilhões destinados aos detentos do semiaberto, voltando eles à noite a conviverem com os outros, levando, naturalmente, informações externas para dentro dos presídios.

Então, que adianta a proibição de celulares e outras formas de comunicação dos detentos com o mundo lá fora, se há essa possibilidade institucionalizada no dia a dia, de forma presencial?

Tenho duas sugestões, por ora, a serem discutidas e implantadas no sistema prisional brasileiro:

1. Que se construam escolas de todos os níveis, anexas ou próximas das unidades prisionais, não somente para os detentos, como também para o público externo. Este não teria nenhum contato com o presídio. A entrada e saída do estabelecimento seria monitorada através de identificação digital. A legislação seria mudada no sentido de somente haver redução de pena para àqueles que aderissem ao estudo.

2. Adoção nos estabelecimentos prisionais sistema de vídeos educativos, profissionais, culturais e outros, para propiciarem aos detentos aprendizagem.

Bem, as idéias são muitas. Devemos externá-las para, quem sabe, alguma seja aproveitada…

por Alvinho Patriota