Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

No dia de comemoração dos 110 anos de Exu, advogado reclama de descaso

O município de Exu, terra de Luiz Gonzaga, completa nesta sexta-feira (08) aniversário de 110 anos de fundação. Para comemorar, a prefeitura organizou um desfile cívico no turno da manhã, com bandas marciais das escolas municipais, estaduais e particulares, além de participação especial do Colégio Agrícola do Crato-CE. As autoridades políticas municipais acompanharam o desfile na Praça Francisco de Miranda Parente, onde foram entoados os hinos de Exu, Pernambuco e Brasil.

Nesse dia festivo, para o advogado exuense Nasário Duarte Bento não há muito o que comemorar. O profissional afirma que Exu era para ser um dos pontos turísticos mais valorizados do Estado, pois é o local de nascimento de um dos músicos mais importantes do país e um município privilegiado do ponto de vista das riquezas naturais e históricas.

“Ocorre, porém, que ao completar um século e uma década de emancipação política, o município atravessa um período muito conturbado. A população está aterrorizada com a crescente onda de violência que assola a cidade. São assaltos, estupros, e assassinatos em série, que fazem a cidade do Rei do Baião, famosa também pela guerra familiar que ali sucedeu, voltar aos noticiários como uma das cidades mais violentas do Estado”, reclama.

Nasário lembra em seguida que também não há muito o que comemorar porque até mesmo um dos pontos mais importantes da cidade, o Parque Aza Branca, que abriga o Museu do Gonzagão, enfrenta atualmente muitas dificuldades por falta de apoio financeiro dos governos municipal, estadual e federal.

“Orgulho-me de ser da Cidade do Rei, admiro suas figuras públicas internacionalmente conhecidas: Luiz Gonzaga, o Barão de Exu-PE, Bárbara de Alencar e etc., mas meu maior desejo no aniversário deste lugar é que voltemos a ter paz e segurança para continuarmos desfrutando de nossas riquezas naturais e de nossa linda cultura”, conclui.

Da redação do Blog Alvinho Patriota