Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente da Coodapis Nordeste denuncia irregularidades na apicultura de Pernambuco

Em e-mail enviado para a redação do Blog Alvinho Patriota neste domingo (20) o presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura no Nordeste (Coodapis Nordeste), Adelmo Cabral, faz diversas denúncias contra técnicas irregulares praticadas por apicultores de Pernambuco e de outros estados brasileiros. Adelmo inicia o e-mail assegurando que a Coodapis Nordeste ‘mantêm um rigoroso controle de qualidade’, principalmente na seleção dos apicultores que desejam fazer parte da cooperativa. “A qualidade do mel da cooperativa é hoje reconhecido nacionalmente por ser o único de sabor suave e  agradável sem o gosto de fumaça, devido às tecnologias empregadas”, enfatiza.

As denúncias vêm logo em seguida. O presidente da Coodapis Nordeste afirma que descobriu técnicas prejudicais a saúde humana praticadas por apicultores pernambucanos. “Principalmente no sertão do Araripe, estão utilizando práticas que proporcionam um grande problema para toda a cadeia. Devido o custo de trocarem as lâminas de cera das suas colméias serem elevados, eles, os apicultores, não as trocam todos os anos e reaproveitam de ano a ano, chegando a durar ate 4 anos produzindo com as mesmas lâminas de cera”, delata.

Adelmo também aponta que os apicultores estão contaminando o mel com produtos inseticidas. “O problema é que estão utilizando comprimidos e pastilhas de inseticidas, eles ensacam as melgueiras junto com esses inseticidas para combater as traças da cera, isso faz com que eles economizem dinheiro, tempo e trabalho, mais trazem um problema grande para saúde humana, a cera absorve a química desses venenos e são liberadas aos poucos no mel, chegando ate perderem abelhas, depois falam que as abelhas estão sumindo”, denuncia Adelmo, que participa de um quadro no Globo Rural.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes