Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Esgoto a céu aberto na Avenida Eliza Patriota

avenida1

avenida2

avenida3

Imaginem vocês que existe um esgoto a céu aberto numa avenida onde fica localizada uma creche que recebe diariamente dezenas de crianças menores de 10 anos. Agora imaginem que esse esgoto está acumulando insetos e exalando um odor insuportável. Pensem em seguida que na localidade também estão localizadas uma emissora de rádio, um abrigo da Igreja Católica e um clube que serve como sala de aula para alunos do PETI e do ProJovem.

Parece absurdo, mas a avenida acima descrita existe na cidade de Salgueiro, ela se chama Av. Eliza Patriota e está localizada no bairro Nova Olinda, uma das comunidades que mais sofre com a falta de infraestrutura adequada na cidade. Embora a via sirva como um dos principais pontos de acesso a instituições importantes como o 8° BPM e o Presídio de Salgueiro, e mesmo com a reivindicação de alguns moradores da localidade, a Avenida Eliza Patriota nunca foi calçada e se encontra abandonada pelo poder público municipal.

Hoje (22) nossa equipe flagrou um esgoto estourado no local. Em um clube próximo alguns menores nos observavam fotografando o problema, enquanto um jovem que passava pelo local nos instigava a denunciar o trabalho mal feito pela empresa responsável pelas obras de saneamento básico. Ao passo que a administração municipal não faz nada e observa tudo de braços cruzados, acaba pagando pelos serviços dos outros. Resta saber até quando vamos ter que fotografar esgotos estourados para que alguém tome alguma providência efetiva.

Por Chico Gomes

Um comentário sobre “Esgoto a céu aberto na Avenida Eliza Patriota

  1. Alvinho Patriota

    Olá Chicão, parabéns pela reportagem. Pode até parecer que foi proposital, mas, você sabe que não. Deparei-me neste momento com a matéria, por isso, aproveito o ensejo e passo a comentar:
    O povo dessa área somente vai ter benefícios um dia em que eu deixar de ser interessado direto, como:
    a) parlamentar do município; b) possuidor de alguns lotes na localidade; c) o nome da avenida sendo da minha querida mãe; d) doação por mim e minha esposa do terreno para construção da creche por pessoas de “bom coração”, de origem francesa, com a participação direta do Padre Remir e da senhora Maria Inês; e) cessão gratuitamente do local do abrigo que vem prestando relevantes serviços há quase 10 anos (administrado pela igreja católica, assim como a creche). E mais, no local funciona uma rádio comunitária de ONG que idealizamos (a qual, na administração municipal anterior ainda faturava alguns valores do município, mas, na atual, NADA). E tem mais, vimos há anos tentando implantar um parque ecológico em área onde antes era completamente degradada, tudo com recursos próprios. A Prefeitura, por sua vez, embora tenha recebido doação de lotes para remanejar algumas famílias residentes em casas de taipa e em situação completamente irregular, deixou duas casas no parque e não transfere as famílias, embora instada constantemente a fazê-lo.
    Então, alguém poderá dizer que estou apelando. NÃO! Estou denunciando mesmo, inclusive ao irmão Gonzaga Patriota, deputado que tem mandado para Salgueiro nos últimos 20 anos, recursos de toda natureza, inclusive para calçamento. Será que as autoridades locais vão deixar de abrir esse importante corredor de tráfego que muito melhoraria o trânsito, somente porque beneficiaria, também, os Patriotas?
    Ah! Tem mais, um britador que existe poluindo toda área onde possuímos um posto de abastecimento de veículos, pousada, restaurante, etc., localizado na área urbana (contrário às normas) embora a Prefeitura, tenha sido constantemente cobrada para tomar as medidas legais, mas não age.
    Por fim, me coloco à disposição das autoridades envolvidas no assunto, para discutirmos publicamente este e outros quaisquer assuntos, se quiserem.