Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério da Saúde regulamenta Cartão Nacional de Saúde

saude_02051436_gdNesta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde regulamentou o Sistema Cartão Nacional de Saúde, por meio de uma portaria no Diário Oficial da União. Com isto, até 2014, os usuários do Sistema Nacional de Saúde (SUS) poderão ser identificados em todo o território nacional através de um único número de registro, que proporcionará o histórico dos atendimentos destas pessoas no SUS.

O novo cartão terá o formato de um cartão de crédito e trará uma etiqueta com dados pessoais do usuário e um número, fornecido pelo Ministério da Saúde.

“Com o Sistema, será possível, por exemplo, saber a participação de uma determinada pessoa em campanhas de vacinação, se ela foi atendida em um posto de saúde ou se fez exames e cirurgias”, exemplifica o Ministério da Saúde.

A responsabilidade por desenvolver as bases do cartão, distribuí-los às unidades públicas e fazer a manutenção e gerenciamento dos dados será toda do governo federal. As unidades que já possuem algum tipo de sistema de registro de dados em saúde, terão um ano para emitir e distribuir os novos cartões.

O Ministério da Saúde ressalta que “as pessoas que não possuírem o Cartão Nacional de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde”.

Fonte: Ministério da Saúde

4 comentários sobre “Ministério da Saúde regulamenta Cartão Nacional de Saúde

  1. leiane

    O Ministério da Saúde ressalta que “as pessoas que não possuírem o Cartão Nacional de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde”.

    ???????????????

    Eu fui impedida de fazer uma ultrason porque nao tinha o cartao SUS perdi o exame tive que pagar 60,00 pra fazer particular porque era urgente e o sus é muito dificil vaga. Ressalto isso foi em PETROLINA PERNAMBUCO, no IMIP.

  2. Veridiane Sá

    Quando é que essa lenda vai sair do papel? Faz muuuuito tempo que o cartão do SUS existe e quase nenhum usuário tem. Até quando nós precisamos solicitar uma medicação excepcional para algum paciente – o que eu, particularmente, NUNCA consegui, tamanha é a enrolação e a burocracia – o processo é barrado pela falta do tal cartão que, até a última vez que preenchi um laudo de solicitação, era fornecido pela GERE. E, segundo relatos dos paciente, numa vá vontade enooooorme dos funcionários (ir)responsáveis.

    1. Ana Carvalho

      Dr. eu comparo essa lenda com a do não analfabetismo no Brasil. E a pergunta é realmente essa, quando ???