Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Urgente: Esgotos a céu aberto em Salgueiro

 br1

br2

Obras de infra-estruturas servem para melhorar as cidades, mas em Salgueiro o efeito dos serviços de saneamento básico, incluídas no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não está correspondendo às expectativas. Em meio a vários problemas oriundos dos trabalhos de saneamento na cidade, citaremos nesta matéria apenas um: esgotos ainda a céu aberto ou estourados em ruas e avenidas.

Primeiro fomos até às margens da BR 232, nas imediações do Rancho Verde Vida e flagramos um extenso esgoto percorrendo toda uma área, em frente a vários estabelecimentos comerciais do local. Comerciantes que pagam impostos estão convivendo com muita fedentina. A escura água provêm do Presídio de Salgueiro, onde estão reclusos cerca de 600 detentos. Recentemente a Prefeitura Municipal de Salgueiro construiu caixas, mas elas não suportaram e acabaram estourando em baixo. O esgoto se tornou obstáculo natural para veículos e até mesmo pedestres. Sorte de nossos internautas, que as fotos não exalam cheiro.

Ao se deparar com nossa equipe de reportagem a funcionária de um dos comércios prejudicados pelo lamaçal, Maria do Socorro, 37 anos, externou toda sua insatisfação com o problema. “Isso aqui ta prejudicando. Porque o pessoal chega aqui, fica sentindo o mau cheiro, aí às vezes tem gente que senta nas mesas e sai, porque não consegue comer com o mau cheiro”, denunciou. “O atendimento aqui é muito bom, mas só que quando o pessoal chega aqui que sente esse mau cheiro, acaba indo embora”, continuou.

Maria pede socorro, e faz um humilde convite às autoridades competentes de Salgueiro. “Tem que vim aqui dá uma olhada pra ver o que é que eles vão fazer, porque aqui está prejudicando. A prefeitura tem que vim aqui pra desentupi ou pra fazer alguma coisa aí”, solicita.

Mais esgotos estourados – Ainda na manhã desta terça-feira (04) encontramos mais três esgotos a céu aberto, apenas no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecido pelos nomes de Santuário e Riachinho. Numa rua próximo a rádio Vida FM, checamos que há um esgoto escorrendo resíduos ladeira abaixo, sem nenhuma cobertura, simplesmente ao ar livre. A alguns metros dali, na Avenida Eliza Patriota, outro pequeno canal de água suja atravessa a via sem calçamento, dificultando ainda mais o tráfego de veículos, principalmente de motocicletas.

Rua no Riachinho
Rua no Riachinho
Avenida Eliza Patriota
Avenida Eliza Patriota

O mesmo problema encontramos na Rua Edmundo Soares, no Santuário, uma das artérias de Salgueiro calçada através do programa “50 Ruas Calçadas”, da prefeitura municipal. A pavimentação recém-feita está danificada em diversos pontos, escorrendo esgoto na frente de casas e um mercadinho. Segundo um dos funcionários do mercadinho, a água suja está vazando desde o Natal. Os responsáveis pelo sistema de saneamento básico da cidade foram até o local por cerca de três vezes, mas não resolveram a questão. “Vieram os trabalhadores aí, mas só fizeram olhar e foram embora”, disse o funcionário do mercadinho a nossa reportagem.

Rua Edmundo Soares
Rua Edmundo Soares

Algumas pessoas não sabem, porém pagamos todos os meses em nossas contas de água uma tarifa destinada à rede de esgoto municipal. Este imposto garante-nos o direito de reclamar um sistema sanitário de qualidade e eficaz. Pessoas que entram em contato com esgotos a céu aberto podem adquirir doenças como disenteria, leptospirose, piodermites, esquistossomose, amebíase, entre outros males infecciosos.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes