Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Curso de Inclusão Digital é promovido em Serra Talhada

internetNo atual mundo globalizado para ingressar no mercado de trabalho os jovens precisam, pelo menos, ter conhecimentos básicos em informática. Pensando nisso o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Produtivo (IDESP) começou essa semana em Serra Talhada o Curso de Inclusão Digital, voltado para estudantes que concluíram a 8ª série do ensino fundamental.

As aulas estão sendo aplicadas na Escola Técnica do Pajeú, conhecida como Escola Agrícola, na Escola Estadual Manoel Pereira Lins e na Escola Solidônio Leite. A qualificação tem duração prevista de 3 meses, com conteúdo curricular de noções básicas sobre sistemas operacionais, editor de texto Word, editor de planilha Excel e editor de slides PowerPoint.

O curso é gratuito e está sendo lecionado por profissionais do IDESP, uma instituição da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que já qualificou mais de 30 mil alunos no período de dez anos de funcionamento. A ação visa melhor preparar os jovens para o mercado de trabalho e ajudar na geração de emprego e renda, dando novas oportunidades para os estudantes e suas famílias.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

3 comentários sobre “Curso de Inclusão Digital é promovido em Serra Talhada

  1. Davi Carvalho

    Caríssimo Alvinho, sem dúvida nenhuma a inclusão digital deve ser levada a sério, para acabar de uma vez por todas com o que chamamos de sem-telas. Ou seja milhares de jovens que não tem acesso as novas TICs. Muitas Lan house oferecem serviços de Internet, mas muitos jovens que vão ali, não tem nenhuma orientação de como usar essa ferramenta tão útil e fundamental no mundo moderno. Infelizmente, a Internet tem sido utilizada por pessoas maldosas para dar golpes, denigrir a imagens de pessoas de bens ou mesmo destróem suas próprias vidas, como aconteceu em Salvador. Aqui em Mirandiba, nós já trabalhamos a Inclusão Digital desde o ano passado. O prefeito Dr. Bartolomeu tem dado total apoio ao Telecentro Comunitário que no ano passado certificou 90 jovens da zona urbana e Rural com o curso de informática básica e Internet, e esse ano estamos oferecendo a mais 120 jovens em Mirandiba e 70 em Cachoeirinha o mesmo curso. Desta forma o prefeito de Mirandiba tem mostrado compromisso com os nossos jovens que além do curso de informática, tem o PROJOVEM que atende a mais de 200 jovens e dolescentes com cursos profissionalizantes, esportes e músicas.

    1. ana carvalho

      Parabenlizo ao sr.Prefeito Bartolomeu e desejo que ele continui investindo nos jovens pois,os precisam muito de insentivo isso é muito bom. “PARABENS! DR. BARTOLOMEU.”

  2. Karin Salomão

    Acontece, dos dias 11 ao dia 22 de dezembro, a Bandeira Científica, criado por alunos da Universidade de São Paulo (USP). Esse ano, a Bandeira Científica irá para Inhambupe (BA). A expedição de dez dias envolve cerca de 200 voluntários dispostos a ajudar na melhoria da saúde e qualidade de vida de municípios carentes do país.
    Mais informações: http://www.bandeiracientifica.com.br /
    Você poderia ajudar a divulgar a Bandeira no seu blog e twitter? Se puder dar dicas de em quais outros blogs ou twitter de Inhambupe também podemos divulgar o nosso trabalho, também nos ajude!
    Envie sugestões de blogs para divulgação para karin.salomao@usp.br
    A Bandeira Científica atualmente conta com a participação de seis unidades da USP: Faculdade de Saúde Pública, Instituto de Psicologia, Escola de Comunicação e Artes, Faculdade de Odontologia, Escola Politécnica e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Durante a expedição, os alunos-voluntários, sob supervisão de profissionais e professores, desenvolvem atendimentos (médicos, psicológicos, nutricionais), exames (odontológicos, fisioterapêuticos, oftalmológicos) e doações, além da formação de grupos de discussão e de atividades educativas para os estudantes, moradores e profissionais da cidade. Os alunos ainda pesquisam indicadores sociais, realizam relatórios sobre infra-estrutura e fornecem aos gestores públicos um banco de dados com o resultado do trabalho no município.