Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UPAE Petrolina alerta sobre os riscos do calor e do tempo seco para a saúde

Após Petrolina aparecer num ranking do Governo de Pernambuco como uma das três cidades com temperaturas mais altas no Estado em outubro, a UPAE do município resolveu alertar sobre os riscos do calor e do tempo seco para a saúde.

Orientações relevantes foram destacadas pelo coordenador médico e cardiologista, Dr. José Roberto Rocha. Ele adverte que o calor extremo e tempo seco podem ter um impacto significativo na saúde das pessoas. “Essas condições podem levar a uma série de problemas, incluindo desidratação, insolação, exaustão térmica e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares”, ressalta, indicando algumas precauções.

“Durante os períodos de calor intenso e baixa umidade, é crucial que as pessoas se mantenham hidratadas, bebendo bastante água e evitando o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína. Além disso, é essencial evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários de pico, usar roupas leves e protetor solar. É importante também manter os ambientes bem ventilados e utilizar umidificadores para evitar o ressecamento das vias respiratórias”, orienta.

Os riscos de efeitos negativos são maiores para pessoas com doenças pré-existentes, como hipertensão arterial, doenças cardíacas ou pulmonares; idosos e crianças. Essas pessoas devem seguir indicações médicas e redobrar os cuidados. Contudo, se precisarem de atendimento relacionado aos efeitos do calor e do tempo seco, a UPAE Petrolina está preparada. Uma equipe médica oferecerá assistência especializada e orientações adequadas sobre esse período de altas temperaturas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota