Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Telefones lideram lista de queixas dos consumidores

Os produtos que mais causam dores de cabeça aos consumidores são os aparelhos de telefone, especialmente os celulares. Em segundo lugar estão os computadores, seguidos dos móveis e dos eletrodomésticos.

A lista dos produtos campeões de queixas foi divulgada pelo Procon de São Paulo. Com um total de 7.204 reclamações (18% do total), os telefones apareceram em primeiro lugar.

Os computadores receberam 5.582 reclamações (14% do total). Os móveis apareceram em terceiro lugar na lista, com 4.192 queixas (10% do total).

Já os produtos da chamada linha branca (geladeiras, fogões, micro-ondas e máquinas de lavar) têm 3.997 reclamações (10% do total). Os aparelhos de TV, por sua vez, deixaram 2.689 consumidores insatisfeitos (7% das reclamações).

O objetivo do novo ranking, segundo o Procon, é mostrar as dificuldades que o consumidor ainda enfrenta no pós-venda e a relevância que esses produtos tem no dia a dia.

Para o Procon, os aparelhos de telefone fixo e celular apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com vícios de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores.

O problema se agrava com suporte inadequado do pós-venda. Segundo o Procon, frequentemente os fabricantes alegam que o defeito ocorreu por mau uso, colocando a culpa pela falta de qualidade do aparelho no consumidor.

Nos eletrodomésticos a qualidade também deixa a desejar e os maiores problemas são ruídos excessivos e outros defeitos de funcionamento.

Problemas relacionados à entrega também são outra grande causa das demandas: os consumidores reclamam de produtos que não foram entregues, ou entregues diferente do que foi contratado.

No caso de móveis é frequente sua entrega com falta de peças ou partes. Já nas compras pela internet, além de não entregar os produtos, as empresas dificultam o exercício do direito de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: Estadão