Sede da Univasf tem que ser no Centro da cidade, afirma deputado Gonzaga Patriota em entrevista

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) disse nessa segunda-feira, 20, em entrevista ao programa Política em Foco na Salgueiro FM, que o local ideal para a construção da sede da Univasf em Salgueiro é na antiga estação ferroviária. Ele defende que, futuramente, uma extensão seja construída nas imediações do IFSertãoPE, às margens da BR-232, mas que a prioridade no momento é a renovação da doação do terreno para que Salgueiro consolide a universidade federal.

“A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) só vai se instalar em Salgueiro se houver interesse do povo, através dos seus representantes, o prefeito e, obviamente, vereadores e vereadoras. Para quê? Para participar com a doação do terreno, ajudando em muitas outras coisas. Agora, a Univasf não vai se instalar em Salgueiro se não tiver um lugar que agrade a ela e aos seus alunos. […] Os alunos da Univasf não querem chegar em Salgueiro com a Univasf lá fora. Ela tem que estar dentro da cidade”, afirmou, pedindo que o prefeito envie à Câmara de Vereadores a renovação do Termo de Cessão e/ou Doação do terreno.

Gonzaga já vem conversando com o reitor da Univasf, Paulo César Fagundes, sinalizando articulações para angariar recursos financeiros que viabilizem a obra. “O reitor já conversou comigo e estou conversando com todos os deputados para a gente colocar uma emenda agora de R$ 10 milhões, que é exatamente para se instalar [a sede] e para o ano a gente vai colocar R$ 40 milhões para fazer os prédios aí no terreno da rede ferroviária”, anunciou.

Sobre o patrimônio remanescente da rede ferroviária, o deputado assinalou que será preservado pela universidade e até mesmo melhorado. O projeto de construção do campus também não afeta a Casa do Sanfoneiro e inclusive vai melhorar a infraestrutura de todo o perímetro, com pavimentação, drenagem e intervenção na rede de esgotamento sanitário.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

7 comentários sobre “Sede da Univasf tem que ser no Centro da cidade, afirma deputado Gonzaga Patriota em entrevista

  1. Maria da Paz

    Com certeza no Centro é o melhor lugar, querem a estação pra festas que só acontecem de ano e ano, era só ativar o antigo parque de exposições..a Univasf no Centro vai aquecer o comércio, as pequenas pousadas..etc..agora esse prefeito e seus baba ovos só querem la na baixa da égua..devia era haver um referendo e a população escolhia onde ia querer…garanto q a maioria prefere na estação..

  2. ARNALDO ALENCAR

    Opinião pessoal minha, acho mais fácil Salgueiro perder a Unifasv ,que o Atual Prefeito aceitar ser no centro da Cidade, quem tem o poder da caneta é ele e isso ele não abre mão e digo mais se Salgueiro perder a UNIVASF o Prefeito ainda vai colocar a culpa nos outros.

    1. Carlos alberto de souza

      Se for no Centro da cidade é melhor em tudo, sem contar quê o comércio local vai ganhar muito com isso.

  3. Julio

    Pensamento pequeno. Por isso a cidade não sai do canto. A cidade precisa crescer. Precisa de uma cidade universitária.

    1. MARCOS

      Ate acho que deve ser no centro mas o depurado nao pode muda da agua para pqra o vinho tem que ter coerência vc era a favor de ser perto if sertão agora mudou e a respeito de drogas e aborto o senhor vai troca de lugar seja corrente

      1. João

        Verdade, lembro muito bem dele defendendo que fosse em outro local. E pra que desmembrar a universidade se ela pode ser em um só lugar?