Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Renan e Jucá são denunciados em esquema de corrupção na Transpetro

O Procurador-geral da República denunciou mais cinco políticos do PMDB por envolvimento em corrupção na Transpetro, que é uma subsidiária da Petrobras. Entre os denunciados, estão o líder do governo no Senado, Romero Jucá, e Renan Calheiros.

A denúncia se baseia nas delações de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, e Fernando Reis, ex-executivo da Odebrecht, além de outras colaborações e provas obtidas a partir desses depoimentos.

O procurador Rodrigo Janot afirma que, nas eleições de 2008 e 2010, os senadores Renan Calheiros, Garibaldi Alves, Romero Jucá e o ex-senador José Sarney, todos do PMDB, pediram propina ao então presidente da Transpetro Sérgio Machado.

O procurador aponta que os parlamentares, em troca da vantagem indevida, além de apoiarem Sérgio Machado, “omitiram-se quanto ao cumprimento do dever parlamentar de fiscalização da administração pública federal, viabilizando assim, indevidamente, o funcionamento de organização criminosa voltada para a prática de vários crimes, entre os quais corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Transpetro”.

Fonte: Jornal Nacional