Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Reajuste do salário mínimo preocupa prefeituras

dinheiroA proposta de reajuste do salário mínimo, que pode subir de R$ 465 para R$ 510 a partir de janeiro, tem preocupado associações de prefeitos de todo o País. Ontem, o presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, disse que “será impossível” acatar o novo valor, já que, segundo ele, as prefeituras têm sofrido consequências da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ao alegar que os Executivos locais estão “asfixiados economicamente“, Santana argumentou que se o Governo Federal tem renunciado a tributos é porque tem dinheiro sobrando em caixa & sem, no entanto, dividir os recursos entre estados e municípios de maneira justa. De acordo com sua interpretação, uma política de “mesquinharia“ tem prevalecido.

Apesar de ter reconhecido não saber a situação de todas as cidades diante da expectativa de aumento, o presidente da Associação Brasileira dos Municípios, Alberto Muniz, também se disse preocupado com o impacto do reajuste. Ele ressaltou que a entidade realiza um levantamento em todos os estados, para apurar a opinião dos prefeitos até o fim deste ano.

“O Governo Lula reduz os impostos para movimentar a economia, mas a festa é feita com o chapéu dos municípios“, reclamou Muniz, após ressaltar que as prefeituras do Norte e Nordeste sentirão a medida com mais intensidade, caso o aumento seja sancionado. Isso porque, nessas regiões, é maior o número de servidores que ganha apenas o básico.

Fonte: O Povo